Terça-feira, 08 de setembro de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Ministério Público denuncia estudante da UFRGS que tentou se formar com suástica pintada no rosto em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

O fato ocorreu em fevereiro, quando o aluno se formou em Engenharia de Minas na UFRGS

Foto: Gustavo Diehl/Ufrgs
A taxa de inscrição para o vestibular é de R$ 180. (Foto: Gustavo Diehl/Ufrgs)

O MP (Ministério Público) denunciou à Justiça um estudante da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) que tentou participar da solenidade de formatura com uma suástica pintada no rosto. O fato ocorreu em fevereiro, no campus Centro da UFRGS, em Porto Alegre.

Conforme a denúncia, oferecida na segunda-feira (23) pelo promotor de Justiça Sérgio Harris, além da suástica, o aluno de Engenharia de Minas também utilizava outros desenhos com conotações extremistas e escolheu uma música comumente vinculada a manifestações de apologia ao nazismo para receber o diploma.

Na ocasião, diante de advertência da universidade, o estudante removeu a pintura e participou da solenidade de formatura. A UFRGS registrou boletim de ocorrência na Polícia Federal. O caso, então, foi encaminhado para a Polícia Civil.

“A denúncia retrata a dinâmica dos acontecimentos ocorridos no dia 18 de fevereiro de 2025 no Salão de Atos da UFRGS. Tudo indica, pelo menos essa é a crença do MP, que será recebida pelo Poder Judiciário, já que a veiculação da cruz suástica nazista é crime previsto em lei. E, em tese, foi exatamente isso que o denunciado quis fazer, embora também seja fato que ele tenha apresentado uma outra versão aos acontecimentos. Todas essas circunstâncias, sejam acusatórias, sejam defensivas, serão devidamente apuradas com o início do processo criminal”, afirmou o promotor.

 

Investigação

Durante a investigação do caso, foram ouvidos representantes da universidade, testemunhas do caso, o próprio investigado e pessoas próximas a ele. Computadores e celulares foram apreendidos e encaminhados à perícia técnica do IGP (Instituto-Geral de Perícias), que ainda analisa o conteúdo dos dispositivos.

“O MP entende que a conduta do denunciado configura crime previsto no artigo 20, parágrafo 1º, da Lei 7.716/1989, que trata da apologia ao nazismo. Em caso de condenação, a pena prevista é de reclusão de dois a cinco anos e multa”, informou o órgão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

6 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Miltch Mitch
24 de junho de 2025 11:08

Idiota

Vanderlei Ochoa
24 de junho de 2025 11:01

É a direita se manifestando nas novas gerações..

Marcos Alves
24 de junho de 2025 11:41

O que um umbecil desses tem na cabeça? Esse é o nível dos nossos formandos e futuros profissionais. Tem algo errado acontecendo com essas universidades

Carlos Santana
24 de junho de 2025 12:04

Esse cara é um imbecil. Mas e os estudantes UFRGS que na formatura fumam maconha e vão de bermuda e chinelo, isso pode ? A faculdade de ciencias sociais, é um lugar bizarro e uma vergonha para o país. A cara dos Lules.

João Souza
24 de junho de 2025 15:59

As universidades póblicas estão cheias deste tipo de idiota. Todos de ideologia nazista ou comunista. São os eleitores do Lulaladrão e do PT.

Getulio S. Dias Academico
25 de junho de 2025 00:27

Acadêmico inbecil, parece que nunca leu a história das guerras com fanático enlouquecidos.

Receita Estadual lança programa para recuperar R$ 1,2 milhão em ICMS devido no setor de calçados e vestuário no RS
Relatório final da CPI da Pousada Garoa será votado nesta quinta na Câmara de Vereadores de Porto Alegre
Pode te interessar
6
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x