Segunda-feira, 24 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministério Público Federal defende segundo inquérito da Polícia Federal que investiga Lula na Operação Zelotes

Compartilhe esta notícia:

Entre os nomes de ex-servidores sob investigação citados por Cajado estava o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Celso Júnior/AE)

O MPF (Ministério Público Federal) defendeu a existência de um segundo inquérito já em curso na PF (Polícia Federal) para investigar, no âmbito da Operação Zelotes, a possível negociação de MPs (medidas provisórias) que beneficiaram o setor automotivo. Já há uma ação penal na Justiça Federal que começou a partir de um primeiro inquérito policial.

Segundo o MPF, o segundo inquérito não constitui estratagema ilícito utilizado pela acusação em desfavor da defesa e, por isso, não deve ser paralisado. O delegado da Polícia Federal Marlon Cajado já tinha defendido a existência do inquérito.

O objetivo é saber se, além de dois servidores que são réus, outros foram corrompidos ou se a menção aos nomes deles era apenas uma forma de os acusados propagarem influência que não tinham. Entre os nomes de ex-servidores sob investigação citados por Cajado estava o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em depoimento, ele negou participação em irregularidades.

“Para aprofundar as investigações promovidas no IPL 1424/2015 e angariar outros elementos aptos a corroborar a acusação, integrantes da Operação Zelotes optaram pela instauração do presente inquérito complementar. Sim, continuidade até, mas não repetição. Tal medida era necessária ao prosseguimento das investigações de modo adequado e eficiente, uma vez que a realização de tal tarefa no IPL 1424/2915 comprometeria o trâmite da presente ação penal”, diz trecho de parecer do procurador a República Marcelo Ribeiro de Oliveira. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Negado o pedido de herdeiros de Lupicínio Rodrigues para receber direitos sobre a expressão “Imortal Tricolor”
Diretores da mineradora Samarco serão indiciados sob suspeita de homicídio
https://www.osul.com.br/ministerio-publico-federal-defende-segundo-inquerito-da-policia-federal-que-investiga-lula-na-zelotes/ Ministério Público Federal defende segundo inquérito da Polícia Federal que investiga Lula na Operação Zelotes 2016-02-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar