Terça-feira, 13 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministério Público Federal investigará suposta atuação de Michelle Bolsonaro junto à Caixa para favorecer amigos

Compartilhe esta notícia:

Primeira-dama é suspeita de beneficiar comerciantes e pequenos empresários com liberação de empréstimos.

Foto: Reprodução
Primeira-dama é suspeita de beneficiar comerciantes e pequenos empresários do setor de serviços com liberação de empréstimos. (Foto: Reprodução)

A Procuradoria da República do Distrito Federal decidiu investigar a suposta atuação da primeira-dama Michelle Bolsonaro para favorecer empresas de amigos com empréstimos da Caixa Econômica Federal, informou nesta sexta-feira a revista “Crusoé”.

A publicação obteve e-mails e documentos dos indicados a receber o financimento. A primeira-dama teria feito gestões junto ao presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a fim de obter a liberação dos empréstimos para comerciantes e pequenos empresários do setor de serviços.

Um dos e-mails, enviado por uma assessora enviava à Caixa os documentos dos contemplados. “A pedido da sra. Michelle Bolsonaro e conforme conversa telefônica entre ela e o presidente Pedro, encaminhamos os documentos dos microempresários de Brasília que têm buscado crédito a juros baixos”, dizia a mensagem, de maio passado.

No mesmo mês, em meio à pandemia de Covid-19, pequenas empresas em crise se queixavam da dificuldade para obter acesso a linhas de crédito oficiais, a fim de impedir o fechamento dos negócios.

Pressão

A apuração do caso deverá ser feita no inquérito que, entre outros pontos, investiga a suposta pressão política de Guimarães sobre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) a fim de impedir a entidade a aderir a um manifesto organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O texto pedia “harmonia e colaboração” entre os poderes da República e foi entendido dentro do governo como um ataque ao presidente Jair Bolsonaro.

Nesta quinta-feira (30), a Febraban confirmou ao Ministério Público Federal que Guimarães ameaçou retirar o banco da entidade se fosse mantido o apoio ao manifesto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Vacinados que receberam imunizante diferente na 2ª dose reclamam de problema na emissão on-line de certificado
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testa novamente positivo para o coronavírus e segue em quarentena nos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/ministerio-publico-federal-investigara-suposta-atuacao-de-michelle-bolsonaro-junto-a-caixa-para-favorecer-amigos/ Ministério Público Federal investigará suposta atuação de Michelle Bolsonaro junto à Caixa para favorecer amigos 2021-10-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar