Quarta-feira, 05 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministro Alexandre de Moraes autoriza general preso por trama golpista a fazer o Enem

Compartilhe esta notícia:

Mário Fernandes é acusado de ser autor do plano Punhal Verde e Amarelo.

Foto: ABr
Mário Fernandes é acusado de ser autor do plano Punhal Verde e Amarelo. (Foto: ABr)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o general Mário Fernandes a deixar a unidade prisional em que se encontra para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 9 e 16 de novembro.

Fernandes está preso preventivamente desde novembro do ano passado no Comando Militar do Planalto, por envolvimento com a trama golpista que tentou manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder, mesmo com a derrota eleitoral.

O general foi chefe da Secretaria-Geral da Presidência e, segundo as investigações, é o autor do plano Punhal Verde e Amarelo, que previa a tomada de poder e o assassinato de autoridades. Ele é réu do núcleo 2 da trama golpista, com julgamento marcado para 9 de dezembro.

Pela decisão de Moraes, que atendeu a um pedido da defesa, Fernandes poderá se deslocar somente nos dias de prova até a Universidade de Brasília (UnB) para prestar o Enem. O ministro especificou que a escolta policial deve ser feita de forma discreta, “sem ostensividade no uso de armas”.

No pedido, a defesa argumentou que o estudo deve ser prestigiado como fator de ressocialização e disse que o general pretende se valer de eventual aprovação no Enem para reduzir sua pena caso seja condenado pelo Supremo.

“A aprovação no exame autoriza a remição de pena, independentemente de o custodiado já ter concluído o ensino médio anteriormente”, afirmam os advogados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

PT aciona Supremo contra governador Cláudio Castro por atentado à soberania em tratativa com os Estados Unidos
https://www.osul.com.br/ministro-alexandre-de-moraes-autoriza-general-preso-por-trama-golpista-a-fazer-o-enem/ Ministro Alexandre de Moraes autoriza general preso por trama golpista a fazer o Enem 2025-11-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar