Segunda-feira, 05 de outubro de 2026
Por Redação O Sul | 4 de agosto de 2025
“Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Messias Bolsonaro”, escreveu Moraes.
Foto: Lula Marques/Agência BrasilO ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Moraes justificou que descumpriu as medidas cautelares impostas a ele, por ter veiculado conteúdo nas redes sociais dos filhos.
Na decisão, Moraes afirma que Bolsonaro utilizou redes sociais de aliados – incluindo seus três filhos parlamentares – para divulgar mensagens com “claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”.
“Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Messias Bolsonaro”, escreveu Moraes. Para o ministro, a atuação do ex-presidente, mesmo sem o uso direto de seus perfis, burlou de forma deliberada a restrição imposta anteriormente.
Com isso, Moraes determinou que Bolsonaro cumpra prisão domiciliar em seu endereço residencial. A decisão inclui:
– uso de tornozeleira eletrônica;
– proibição de visitas, salvo por familiares próximos e advogados;
– recolhimento de todos os celulares disponíveis no local.
O despacho ressalta que as condutas de Bolsonaro demonstram “a necessidade e adequação de medidas mais gravosas de modo a evitar a contínua reiteração delitiva do réu”.
Segundo Moraes, as medidas cautelares em vigor foram desrespeitadas “mesmo com a imposição anterior de restrições menos severas”, como a proibição de uso das redes sociais e de contato com outros investigados.
Além disso, o ministro destaca que o ex-presidente produziu material destinado à publicação por terceiros, driblando a censura direta aos seus canais e mantendo “influência ativa” no debate político digital.
A decisão foi proferida no âmbito da investigação que apura a articulação de uma tentativa de golpe após o resultado das eleições de 2022. Bolsonaro já é réu nesse inquérito e também em outras ações penais que tramitam no STF.
Neste domingo, houve manifestações pró-Bolsonaro e por pedido de anistia em várias cidades do País. No Rio de Janeiro, um dos organizadores foi o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho de Bolsonaro.
Flávio chegou a colocar brevemente o pai no viva-voz do telefone para falar para o público no Rio. Em seguida, por volta das 14h, o senador postou um vídeo no qual mostra o outro lado desta ligação: o pai, em casa, mandando uma mensagem para seus apoiadores.
“Boa tarde, Copacabana. Boa tarde, meu Brasil. Um abraço a todos. É pela nossa liberdade. Estamos juntos”, disse Jair Bolsonaro.
Hora depois, apagou o post.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
BRASIL ACIMA DE TUDO E LEIS ACIMA DE TODOS…
ALEXANDRE PEITA TRUMP E DECRETA PRlSÃO DE BOLSONARO!!! FESTA EM TODO O BRASIL!!! GRAÇAS AO NIKOLAS!!
Aquele jantar-convescote de desagravo às custas do dinheiro público na última quinta feira no Palácio da Alvorada rendeu…
Bolsonaro não é problema da esquerda, nem da direita.
O criminoso Bolsonaro é problema da Justiça agora!
Somente imbecis vibram com medidas que lesasm, sem uma devida condenação, os direitos fundamentais de alguém, como a liberdade de expressão. Não defendo o Bolsonaro e, caso seja justamenmte condenado, que vá preso. Mas a justiça tendenciosa e política, totalmente desacreditada, tomando decisões absurdas, põe a verdadeira democracia em xeque. Quem aplaude hoje, por certo irá chorar se um dia for injustiçado. Falam da disseminação do ódio, mas praticam o que criticam, achando que é certo por questão de ideologia somente.