Domingo, 02 de agosto de 2026
Por Redação O Sul | 10 de maio de 2022
Inquérito sobre milícia apura atuação de grupo contra democracia; investigação sobre Bolsonaro foi aberta após fake news em live. Moraes já havia autorizado compartilhamento de provas.
Foto: Nelson Jr./SCO/STFO ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta terça-feira (10) que devem ser feitas em conjunto as investigações sobre os ataques do presidente Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas e sobre a suposta atuação de uma milícia digital contra a democracia.
Alexandre de Moraes tomou a decisão atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que defendeu ser necessário juntar as duas investigações antes de decidir se denuncia ou não o presidente Jair Bolsonaro.
O inquérito sobre os ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral foi aberto no ano passado após o presidente ter disseminado fake news sobre as urnas durante uma transmissão ao vivo em uma rede social.
Já o inquérito da milícia digital apura a atuação de um grupo que busca atacar a democracia e se articula em núcleos (a suspeita é que o grupo tenha sido abastecido com dinheiro público).
Em fevereiro deste ano, Alexandre de Moraes permitiu o compartilhamento de provas entre as duas investigações, atendendo a um pedido da Polícia Federal (PF) endossado pela Procuradoria Geral da República (PGR).
Na ocasião, o ministro do STF afirmou que a medida havia sido tomada “em razão da identidade de agentes investigados nestes autos e da semelhança do modus operandi das condutas aqui analisadas”.
O ministro também decidiu em fevereiro determinar o envio dos dados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que abriu um inquérito administrativo para apurar os ataques do presidente ao sistema de votação do País.
“A Polícia Federal realizou diversas diligências e concluiu que os elementos de interesse obtidos durante a investigação corroboram a essência da forma de atuar desse grupo de pessoas, em convergência com o modo de agir já apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral por ocasião do inquérito administrativo instaurado também em decorrência da promoção da live”, escreveu Moraes à época.
Manifestação da PGR
No começo de março, a Procuradoria-Geral da República afirmou ao STF que seria necessário ampliar as investigações antes de decidir sobre uma eventual denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro.
Na ocasião, a subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, tinha argumentado que a apuração sobre a live deveria ser feita em conjunto com o inquérito da milícia digital.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Ei, tu aí, da direita. Acha que o STF está de brincadeira?? STF e LULA, O TERROR DO BOZO.
Vida longa a Bolsonaro, o presidente de TODOS os Brasileiros
Supremo totalmente desacreditado.
ESTAMOS JUNTOS BOLSONARO O POVO HONESTO ESTÁ COM VC
É um ridículo, esse traste nem merece ter o título de ministro da justiça porque de justo nada tem.
Ouvi dizer que o Dep. Daniel Silveira chamou de FILHO DA PUTA o Ministro do Supremo, Alexandre de Moraes? Noooossssssaaaaaaa.
O Tio Chico deveria estar isolado, usando camisa de força. Está com problemas mentais.
Esse presidente, só causa transtorno e confusão. Como pode dar certo um país assim? Gasta-se toda a energia para conter as insanidades desse sujeitinho. Que erro fatal foi eleger esse cara. 22 vem aí…