Quarta-feira, 17 de junho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro Bento Albuquerque pede “esforço inadiável” para redução no consumo de energia

Compartilhe esta notícia:

Ministro das Minas e Energia promete recompensa a pessoas, empresas e entidades públicas que economizarem

Foto: TV Brasil/Reprodução
Ministro das Minas e Energia promete recompensa a pessoas, empresas e entidades públicas que economizarem (Foto: TV Brasil/Reprodução)

Em um pronunciamento em rede nacional feito na noite desta terça-feira (31), o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que a crise energética exige um esforço inadiável na redução do consumo de energia no País. O ministro pediu a cidadãos, empresas e órgãos da administração pública das três esferas que economizem energia.

Bento Albuquerque lembrou que em junho passado, foram compartilhadas informações importantes sobre a seca que o País enfrenta, que ele classificou como a pior da história do Brasil, e sobre a escassez de água em reservatórios de geração hidrelétrica.

“Hoje, eu me dirijo novamente a todos para informar que a nossa condição hidroenergética se agravou. O período de chuvas na região Sul foi pior que o esperado. Como consequência, os níveis dos reservatórios de nossas usinas hidrelétricas das Regiões Sudeste e Centro Oeste sofreram redução maior do que a prevista”, disse.

Medidas extraordinárias

O ministro afirmou que essa perda de geração hidrelétrica equivale a todo o consumo de energia de uma grande cidade como, por exemplo, o Rio de Janeiro, por cerca de 5 meses. “Para enfrentarmos essa situação excepcional e garantir o fornecimento de energia, estamos utilizando todos os recursos disponíveis e tomando medidas extraordinárias”, disse.

Segundo o ministro, “com pouca água nos reservatórios das hidrelétricas, foi preciso aumentar a geração de energia nas termelétricas e importar energia de países vizinhos”. Ele alertou que essa eletricidade adicional custa mais caro.

Horário de pico

Bento Albuquerque disse ainda que “para afastar o risco de falta de energia no horário de maior consumo, é fundamental que a Administração Pública, em todas as esferas, e cada cidadão-consumidor, nas residências e nos setores do comércio, de serviços e da indústria, participemos de um esforço inadiável de redução do consumo.”

O ministro anunciou medidas de incentivo à participação da sociedade e orientou a redução do consumo dos Órgãos Federais em 20%. Ele pediu aos grandes consumidores que contribuam com a redução voluntária do consumo nas horas de ponta do sistema. O ministro estendeu o pedido aos consumidores residenciais, comerciais e de serviços e prometeu que quem aderir a esse chamado vai ser recompensado, podendo ter redução na conta de luz.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Trabalhadores nascidos em janeiro podem sacar o auxílio emergencial
Governo federal propõe salário mínimo de R$ 1.169 para 2022
Pode te interessar