Terça-feira, 02 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 2 de junho de 2025
"Precisamos tomar uma decisão política do que será feito", disse Haddad
Foto: Reprodução de TVO ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta segunda-feira (2), acreditar que será possível “melhorar” a regulação do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) com novas alterações, assim como “corrigir outras distorções” relativas a tributos do sistema financeiro.
Em entrevista, ele disse que esses ajustes em tributos, necessários para fechar as contas do Orçamento de 2025, têm de ser tratados em conjunto com reforma estruturais – ou seja, com mudanças permanentes em regras para gastos públicos.
“Nós sabemos o que precisa ser feito. Precisamos tomar uma decisão política do que será feito. E, diante do que eu ouvi, acredito que nesta semana a gente possa resolver e melhorar a regulação do IOF, mas aí combinado com as questões estruturais. Não dá para dissociar mais uma coisa da outra”, declarou Haddad.
“Quer alterar o curto prazo? Altera o longo prazo junto porque aí você faz uma combinação que dá para o investidor, para o cidadão trabalhador, do horizonte das regras do jogo daqui para frente, com previsibilidade, com transparência e com discussão sobre a justiça”, acrescentou o ministro da Fazenda.
Questionado, Haddad preferiu não antecipar quais medidas serão anunciadas nesse pacote para “calibrar” – ou seja, reduzir o impacto – do aumento nas alíquotas do IOF.
Ele indicou, porém, que a proposta encaminhada no ano passado pelo governo ao Legislativo, que sequer foi votada, de aumentar a CSLL (Contribuição Social Sobre Lucro Líquido) dos bancos para fechar o rombo no orçamento deste ano, não deve ser enviada novamente.
“A CSLL tem um problema que é a noventena [precisa de 90 dias para entrar em vigor]. Já estamos no meio do ano, ela não é o melhor remédio para o problema que estamos enfrentando agora”, disse o ministro.
Haddad afirmou, no entanto, que as “reformas estruturais vão voltar para a mesa”, sem citar quais são. “Eu tenho duas alternativas. Uma é, com uma medida regulatória, resolver o problema de forma paliativa para cumprir as metas do ano. A outra, que interessa mais à Fazenda, é voltar para as reformas estruturais. Em 2023, várias foram feitas, nós ganhamos nota com as agências de risco, ganhamos prestígio, os investimentos voltaram”, declarou.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
A Vandeca Aloprada gosta de relinchar nos meus comentários…
Bem que tu gostaria que fosse, kreusa Almeida
O Taxxad tá mais perdido do que cupim em metalúrgica e cachorro que caiu do caminhão de mudanças…
Ainda bem que ele estudou sem colar na faculdade, kkk.
Babaca
TROPA DE VAGOS….QUADRILHA DE BANDIDOS …
Todo o dia acham uma nova meneira de nos roubar mais um pouco….
QUE SAUDADES DO OUTRO…..QUE TRABALHAVA, PARA O BRASIL E OS BRASILEIROS…
g1.globo.com › politica › noticiaGoverno Bolsonaro quase quadruplicou benefícios fiscais e….
Mar 14, 2024 · Segundo a Corte de Contas, o governo renunciou a uma receita de R$ 202,2 bilhões….
DINHEIRO NO BOLSO DO BRASILEIRO EMPOBRECIDO
Trouxa
EU QUE TENHO DINHEIRO….ESTOU RECEBENDO A CELIC…
O POBRE POVO BRASILEIRO….ENDIVIDADO…TEM QUE PAGAR A MAIS ALTA TAXA DE JUROS DO MUNDO
FAZ O “L”…..
PERGUNTA: Além de ROUBAR…. para onde esta indo tanto dinheiro??
Imbecil
APROVEITEM PARA FALAR AS VERDADES AGORA…NA PROXIMA SEMANA…O LULISMO VAI CENSURAR AS REDES…. EM MAIS UMA ETAPA PARA NOS ATOLAR NA DITADURA….
Que idiota
– Exploração de OURO na amazonia…monopolio dos grupos Terroristas…HAMAS… e outros…(financiamos o terorrismo no Mundo)….
– Compra de Petroleo da Russia mais caro que os leiloões(financiamos a Guerra da Ucrania)..
– Venezuela vendendo Petroleo …como se fosse petroleo brasileiros(financiamos Ditadura Venezuelana)….
OS CARASVOLTARAM PARA CENA DO CRIME…AGORA…EM ESCALA GLOBAL.