Segunda-feira, 19 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 17 de janeiro de 2021
Ministro disse que aplicação da primeira dose em SP está "em desacordo com a lei".
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilO ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o governo começa nesta segunda-feira (18), às 7h, a distribuição de vacinas contra o coronavírus para todos os Estados.
“Está dado o primeiro passo para o início da maior campanha de vacinação do mundo contra o coronavírus”, afirmou, referindo-se à aprovação da CoronaVac e a da Universidade de Oxford pela Anvisa.
“Poderíamos num ato simbólico ou numa jogada de marketing iniciar a primeira dose em uma pessoa, mas em respeito a todos os governadores, prefeitos e todos os brasileiros, o Ministério da Saúde não fará isso”, acrescentou o ministro. Ele afirmou que a aplicação da primeira dose da vacina em São Paulo é “uma questão jurídica” e está “em desacordo com a lei”.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou neste domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas CoronaVac e da Universidade de Oxford contra o coronavírus. A reunião que discutiu o tema durou cerca de 5 horas.
Os diretores acompanharam o voto de Meiruze Freitas, relatora dos pedidos. No caso da CoronaVac, a diretora condicionou a aprovação à assinatura de termo de compromisso e publicação em “Diário Oficial”.
Depois da aprovação, o governo de São Paulo aplicou a primeira dose da CoronaVac na tarde deste domingo (17).