Domingo, 05 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Ministro das Finanças da Grécia diz acreditar em acordo com credores

Compartilhe esta notícia:

Varoufakis ressaltou que as negociações privadas prosseguiram com a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu nesta semana (Foto: Reuters)

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, afirmou nesta sexta-feira (03) que o acordo entre o país e os credores internacionais deve ser alcançado, independentemente do resultado do referendo de domingo (05). “Com o ‘sim’ ou o ‘não’, o acordo está ao alcance”, disse em uma entrevista ao canal irlandês RTE.

“Se o ‘não’ vencer, posso assegurar que durante esta semana de impasse recebemos algumas propostas muito decentes procedentes da Europa, de forma confidencial, e o acordo está mais ou menos selado”, completou. Varoufakis explicou que as negociações privadas prosseguiram com a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu nesta semana, apesar do anúncio de vários líderes europeus de que seria necessário aguardar até depois do referendo. “Não acredito que seja muito tarde”, destacou.

O referendo de domingo tem como objetivo saber se os gregos aceitam ou não as exigências dos credores do país em troca da manutenção da assistência à Grécia e da permanência do país na Zona do Euro. Nova pesquisa divulgada nesta sexta-feira aponta uma disputa acirrada para o plebiscito. Segundo o levantamento, feito pelo instituto Alco e publicado pelo jornal Ethnos, 44,8% dos gregos dizem que vão votar pelo “sim”, ou seja, pela proposta dos credores internacionais, e 43,4% afirmam que optarão pelo “não”. Como a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, há empate técnico. Os indecisos são 11,8%. A pesquisa também perguntou aos gregos se preferem o euro como moeda no país ou o retorno de moeda nacional. No total, 74% responderam querer permanecer na Zona do Euro.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Governo simplifica renegociação de dívida de Estados e municípios
Michel Temer ficou “enciumado pelo poder de Eduardo Cunha”, disse doleiro delator
https://www.osul.com.br/ministro-das-financas-da-grecia-diz-acreditar-em-acordo-com-credores/ Ministro das Finanças da Grécia diz acreditar em acordo com credores 2015-07-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar