Terça-feira, 20 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro das Relações Exteriores nega mal-estar diplomático após caso envolvendo o TikTok

Compartilhe esta notícia:

Ministro das Relações Exteriores (foto) afirmou que o tema foi “algo pequeno” na conversa da comitiva brasileira com o presidente da China, Xi Jinping

Foto: Divulgação
(Foto: Divulgação)

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, negou nesta terça-feira (20) haver um “mal-estar” diplomático com o governo chinês após declarações da primeira-dama, Rosângela da Silva, em um jantar da comitiva brasileira com o presidente da China, Xi Jinping.

O tema, segundo ele, foi abordado a partir de uma preocupação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o impacto da plataforma no utilização de crianças em redes sociais.

“Foi o presidente [Lula] que levantou, no jantar, o tema. Não houve nenhum mal-estar no jantar, apenas quis se levantar esse tema e muitos outros. Esse foi um momento pequeno”, disse o chanceler após participar, nesta manhã, de audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Na reunião com os senadores, Vieira também negou haver um convite para que autoridades chinesas venham ao Brasil para tratar dos efeitos do algoritmo do TikTok. O chanceler afirmou que foi Lula quem fez menção ao TikTok no jantar e que o chefe do Executivo teria pedido no momento “auxílio” à primeira-dama.

“O que houve foi o seguinte: o tema foi levantado pela preocupação do presidente com a questão dos desafios envolvendo inclusive crianças, como uma menina daqui de Brasília que faleceu recentemente, – terrível –, e outros tipos de notícias envolvendo pornografia infantil e etc. Foi essa a preocupação”, afirmou em entrevista a jornalistas depois da audiência.

De acordo com Mauro Vieira, o governo brasileiro está aberto a tratar sobre os efeitos do TikTok, se a empresa responsável pela plataforma buscar diálogo. “Depois, se a empresa procurar e se estiver em contato com a embaixada, nós conversaremos sobre todos os assuntos. Eles inclusive manifestaram que podem conversar com a embaixada, portanto, nós veremos isso”, declarou.

Na semana passada, o presidente Lula defendeu o apelo de Janja a Xi Jinping sobre os efeitos e a necessidade de regulação do TikTok. O presidente se irritou com o vazamento das declarações feitas no jantar.

Em discurso na segunda-feira (19), Janja declarou que, mesmo não sendo parte do protocolo previsto, não irá se calar se tiver a oportunidade de falar sobre o assunto. “Eu não me calarei quando for para proteger a vida das nossas crianças e dos nossos adolescentes”, afirmou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Pablo Marçal vira réu por colocar em risco a vida de 32 pessoas durante expedição em São Paulo
INSS vai pagar R$ 60 mil para pessoas com deficiência causada pelo vírus da Zika
https://www.osul.com.br/ministro-das-relacoes-exteriores-nega-mal-estar-diplomatico-apos-caso-envolvendo-o-tiktok/ Ministro das Relações Exteriores nega mal-estar diplomático após caso envolvendo o TikTok 2025-05-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar