Sexta-feira, 31 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro do Supremo diz que a candidatura de Lula em 2018 “teria feito bem à democracia”. Na época, o petista estava preso

Compartilhe esta notícia:

Condenado na Operação Lava-Jato, Lula passou 580 dias preso em Curitiba

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Lula não tinha esperança de vitória petista na maior cidade do país. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin defendeu, nesta segunda-feira (17), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria ter sido autorizado a manter a sua candidatura nas eleições presidenciais de 2018.

Na época, Fachin, que também integra o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), votou a favor da autorização para que o petista, mesmo preso, concorresse à Presidência da República. Condenado em segunda instância na Operação Lava-Jato, Lula foi impedido de participar das eleições de 2018 por seis votos a um, com base na Lei da Ficha Limpa.

“No julgamento no TSE em que esteve em pauta a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fiquei vencido, mas mantenho a convicção de que não há democracia sem ruído, sem direitos políticos de quem quer que seja. Não nos deixemos levar pelos ódios”, declarou Fachin durante o Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, realizado de forma on-line.

“O tempo mostrou que teria feito bem à democracia brasileira se a tese que sustentei no TSE tivesse prosperado na Justiça Eleitoral. Fazer fortalecer no Estado Democrático o império da lei igual para todos é imprescindível, especialmente para não tolher direitos políticos”, disse o ministro.

Lula passou 580 dias preso em Curitiba (PR). Ele foi solto em novembro de 2019 após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a prisão em segunda instância.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, testa positivo para o coronavírus
Líderes na produção de hortaliças e frutas, agricultores familiares usam a internet para manter a atividade na pandemia
https://www.osul.com.br/ministro-do-supremo-diz-que-a-candidatura-de-lula-em-2018-teria-feito-bem-a-democracia-na-epoca-o-petista-estava-preso/ Ministro do Supremo diz que a candidatura de Lula em 2018 “teria feito bem à democracia”. Na época, o petista estava preso 2020-08-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar