Terça-feira, 04 de agosto de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro do Supremo Flávio Dino autoriza abertura do terceiro inquérito envolvendo Lulinha

Compartilhe esta notícia:

Ministro Flávio Dino autorizou uma quarta investigação a pedido da Polícia Federal: sobre vazamento de informações sigilosas relacionadas ao caso

Foto: Luiz Silveira/STF

O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou nesta terça-feira (4) a abertura de um terceiro inquérito envolvendo Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha. A investigação foi solicitada pela PF (Polícia Federal) e apura a atuação de um grupo de pessoas que teria mantido supostos negócios ilícitos em áreas do governo federal.

O que diz a defesa

A defesa de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, afirmou receber com tranquilidade a abertura do novo inquérito e disse confiar na condução do caso pelo ministro Flávio Dino.

Os advogados sustentam que vão aproveitar a investigação para esclarecer eventuais dúvidas sobre as atividades pessoais e profissionais de Lulinha e reiteram que ele não tem relação com irregularidades.

Ao mesmo tempo, a defesa cobra providências contra o que classifica como vazamentos seletivos e criminosos de informações da investigação e afirma que setores da Polícia Federal estariam sendo instrumentalizados por interesses político-eleitorais, embora reconheça os esforços da direção-geral da corporação para preservar sua autonomia e independência.

Segundo os advogados, Lulinha já demonstrou, em outras apurações, não ter participação direta ou indireta em ilícitos.

Outras investigações contra Lulinha

O novo inquérito é o terceiro pedido de investigação da Polícia Federal envolvendo Lulinha em menos de uma semana. Em 30 de julho, o ministro André Mendonça autorizou a abertura de uma investigação para apurar suspeitas de tráfico de influência e corrupção em negociações relacionadas ao Ministério da Saúde.

Segundo a PF, o filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria atuado em favor de interesses ligados ao lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”.

No dia seguinte, André Mendonça autorizou um segundo inquérito para apurar se Lulinha favoreceu empresários interessados em fechar negócios com a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência, a Dataprev, e outros órgãos do governo federal.

Nesse caso, a PF investiga suspeitas de tráfico de influência, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As investigações surgiram a partir de elementos colhidos na operação “Sem Desconto”, que apura fraudes em descontos aplicados sobre aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social.

A PF afirma que os novos inquéritos não tratam diretamente das fraudes nos benefícios, mas de eventuais atuações de Lulinha em favor de empresários e lobistas junto a áreas do governo federal.

Posição de Lula

Interlocutores do presidente afirmaram que o petista já tem o discurso pronto: não poupa ninguém que tenha culpa no cartório, nem mesmo seu filho. A equipe de Lula diz ainda haver nenhum sinal de que Lulinha teria conseguido vantagens dentro do governo para beneficiar a amiga Roberta Luchsinger.

Os assessores reconhecem que o comando da campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República irá explorar o tema, como já está fazendo, mas destacam que Lula já deu recado e seguirá na mesma linha durante todo o período eleitoral.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Tribunal Superior Eleitoral manda governo remover publicações com destaque pessoal a Lula em canais oficiais
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x