Segunda-feira, 29 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministro do Supremo nega suspensão do processo de cassação de Delcídio do Amaral

Compartilhe esta notícia:

Os advogados de Delcídio apontaram ao Supremo ilegalidades na condução do processo (Foto: Banco de Dados)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Celso de Mello negou nesta quarta-feira (16) pedido da defesa do senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) para suspender seu processo de cassação em discussão no Conselho de Ética do Senado.

A íntegra da decisão do ministro ainda não foi divulgada. Os advogados de Delcídio apontaram ao Supremo ilegalidades na condução do processo, como a parcialidade do relator do caso, senador Telmário Mota (PDT-RR) e o fato de o caso está sendo avaliado mesmo com o ex-petista de licença médica, o que poderia ferir o amplo direito de defesa.

O Conselho de Ética do Senado se reúne nesta quarta-feira para analisar o parecer de Telmário que é a favor da abertura do processo de cassação de Delcídio, que é acusado de quebra de decoro parlamentar por envolvimento na Lava-Jato. Se for aprovado o parecer, o Conselho de Ética do Senado abrirá em definitivo o processo contra o senador petista.

O relator considerou que, diante dos fatos já publicados sobre Delcídio, o processo de cassação deveria avançar. Telmário fez referência à conversa de Delcídio com Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O petista era líder do governo no Senado quando foi preso, em 25 de novembro, acusada de tentar obstruir as investigações da Operação Lava-Jato.

Bernardo gravou uma conversa na qual o senador oferecia 50 mil reais para a sua família e um plano de fuga para que o ex-diretor não fechasse acordo de delação premiada com o Ministério Público.

Em depoimentos de colaboração premiada, o senador Delcídio do Amaral, que se desfiliou do PT nesta terça-feira (15), implicou 74 pessoas, fez acusações ao governo e à oposição e elevou a pressão sobre a presidente Dilma Rousseff dois dias depois depois da maior manifestação contra a petista. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comparou os imigrantes a cobras traiçoeiras
O governo chinês virou dono do Waldorf Astoria, o hotel de luxo de Nova York
https://www.osul.com.br/ministro-do-supremo-nega-suspensao-do-processo-de-cassacao-de-delcidio-do-amaral/ Ministro do Supremo nega suspensão do processo de cassação de Delcídio do Amaral 2016-03-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar