Terça-feira, 06 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministro do Supremo quer o fim do foro privilegiado

Compartilhe esta notícia:

Para Barroso, o tratamento diferenciado estimula a impunidade (Foto: EBC)

Durante fórum de debates da revista Veja em São Paulo, nessa segunda-feira, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso defendeu a punição para os crimes de colarinho-branco e o fim do foro privilegiado. “É preciso acabar ou reduzir esse tipo de prerrogativa, ou talvez restringir a um número pequeno de autoridades”, frisou. “É uma herança aristocrática.”

O magistrado também relembrou que o processo do mensalão durou um ano e meio e ocupou mais de 60 sessões da Corte. “O foro privilegiado leva geralmente à impunidade porque é demorado”, argumentou.

Conforme Barroso, o prazo médio de recebimento de uma denúncia pelo Supremo é de 617 dias. “Enquanto isso, na Justiça de primeiro grau o recebimento é de cerca de uma semana”, comparou. “Hoje são 369 inquéritos e 102 ações penais contra parlamentares.”

Após revelar os números, o ministro defendeu a criação de uma vara especial em Brasília para julgar políticos com foro. Ela teria à frente um juiz escolhido pelo STF para centralizar as ações penais, com atuação mediante um mandato de dois anos e o apoio de auxiliares.

História

Barroso falou sobre as heranças da história do Brasil que fomentam a corrupção e disse que a desigualdade é um dos principais motivos para o problema.

“No Brasil é mais fácil colocar na cadeia um jovem de 18 anos por 100 gramas de maconha do que um agente público que tenha praticado fraude de alguns milhões”, lamentou. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O sucessor de Jucá no Ministério do Planejamento é investigado pela Operação Zelotes
Congresso deve votar nesta terça-feira nova meta fiscal do governo Temer
https://www.osul.com.br/ministro-do-supremo-quer-o-fim-do-foro-privilegiado/ Ministro do Supremo quer o fim do foro privilegiado 2016-05-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar