Segunda-feira, 21 de setembro de 2026
Por Redação O Sul | 15 de setembro de 2026
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista na sessão extraordinária dessa terça-feira (15), que analisa o relatório da Polícia Federal (PF) sobre a relação entre o ministro Alexandre de Moraes e o fundador do Banco Master, Daniel Vorcaro. Com o pedido, a análise foi interrompida e deverá ser retomada posteriormente, após Dino devolver o processo para julgamento.
“Eu tenho que interromper esta situação porque nós temos uma questão de ordem. Nós não temos condições de deliberar. O clima é daí para pior, e a sociedade está assistindo a algo diferente do rito que a lei manda”, alegou Dino após fazer o pedido.
O que é
O pedido de vista ocorre quando um ministro solicita mais tempo para examinar um processo antes de apresentar seu voto. No STF, esse mecanismo pode suspender o julgamento por até 90 dias corridos, conforme as regras aplicáveis. Durante esse período, o ministro pode analisar os documentos, argumentos apresentados pelas partes e votos dos demais integrantes da Corte antes de concluir sua posição.
O pedido não representa, por si só, uma manifestação favorável ou contrária ao tema em julgamento. Trata-se de uma interrupção da análise para que o ministro tenha mais tempo para estudar o caso. Depois da devolução dos autos, o julgamento pode ser retomado e os demais ministros continuam a votação de onde ela foi interrompida.
A sessão terminou com 4 votos a 3 para manter separadas as análises da Corte sobre as condutas de Moraes na relação com Vorcaro e de André Mendonça na condução do relatório relacionado ao caso Master. Com a interrupção provocada pelo pedido de vista, porém, ainda não foi definida de forma definitiva a maneira como os dois casos serão julgados.
Edson Fachin votou pela manutenção da separação das análises. Ele foi acompanhado por André Mendonça, Luiz Fux e Cármen Lúcia.
Já Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes votaram para que os dois assuntos fossem analisados conjuntamente. Dino havia acompanhado inicialmente essa corrente, mas mudou sua posição ao pedir vista, suspendendo a conclusão do julgamento.
A discussão ocorre em meio à análise do relatório da PF sobre as mensagens encontradas no celular de Vorcaro, que envolvem Moraes, e sobre a atuação de Mendonça na condução do caso Master.
Com o pedido de vista, a Corte não concluiu nessa terça-feira a definição sobre a forma de tramitação das análises. A retomada dependerá da devolução do processo por Dino, quando os ministros poderão voltar a discutir a questão e concluir a votação.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!