Sábado, 18 de julho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro José Múcio defende o aumento do orçamento da Defesa para 2% do PIB no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Segundo o ministro, atualmente o montante está em 1,3%

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
José Múcio afirmou que as Forças Armadas são guardiãs da Constituição brasileira e não empregadas do "governo de plantão". (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, defendeu nesta terça-feira (11) o aumento do orçamento da área para 2% do PIB (Produto Interno Bruto), de forma gradativa. Segundo ele, atualmente o montante está em 1,3% no Brasil.

José Múcio participou, no Rio de Janeiro, da cerimônia de abertura da Laad Defence & Security 2023, a maior feira do setor de defesa da América Latina. Segundo o ministro, no entanto, neste momento em que a fome e o desemprego estão elevados, é difícil discutir o aumento.

“Temos necessidades de recursos em outras áreas”, disse o ministro. “Temos muitos desempregados, muita gente passando fome. É muito difícil discutir isso [aumento do orçamento da Defesa] quando a fome e o desemprego ainda são os nossos maiores adversários”.

Empregos

Apesar de citar o desemprego como um desafio prioritário, Múcio afirmou que investimentos em defesa podem gerar empregos. “É uma indústria que gera muito emprego, que paga muito imposto”, afirmou.

Segundo ele, nesta terça-feira, estão previstas 20 reuniões bilaterais com representantes de outros países que têm interesse em comprar produtos brasileiros ou firmar parcerias com empresas brasileiras do setor de defesa.

Militares

Em entrevista à imprensa, o ministro disse que a relação do governo federal com os militares está “absolutamente pacificada”. “Cada um sabendo qual é o seu papel e cada um tendo consciência de sua necessidade. O Brasil precisa de todo mundo.”

Múcio destacou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tem prestigiado os militares, e ressaltou que oficiais foram recebidos recentemente no Palácio do Planalto em uma cerimônia de promoção.

O ministro falou também sobre estudos para fazer uma compra adicional de novos caças Grippen, além dos 36 já adquiridos pelo governo brasileiro. “A Força Aérea diz que há necessidade, mas evidentemente você tem que ver caixa, prioridade. Estamos estudando e ainda está em uma fase embrionária”, disse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Vanderlei Ochoa
11 de abril de 2023 19:43

Muito justo. Precisamos proteger nossas riquezas contra agressore internos e externos. Vimos muito bem, que no governo do bolso-terrorista-golpista, as porteiras ficaram abertas para os marginais assaltarem a AMAZÔNIA, invadirem terras de índios, para garimpo ilegal, derrubada de árvores para formar pastos para os caras da banda podre do AGRO NEGÓCIO. Parabéns ao Ministro, este sim, um PATREIOTA e ao ESTADISTA LULA, por ter essa dedicação incansável ao BRASIL E SEU POVO.

Ministra do Turismo e mais cinco deputados vão à Justiça para sair do União Brasil sem perder o mandato
Confira a vacinação contra a Covid-19 e gripe nesta quarta-feira em Porto Alegre
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x