Quinta-feira, 02 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
11°
Mostly Cloudy

Capa – Destaques Supremo solta Eike Batista. José Dirceu pode ser solto na terça

Compartilhe esta notícia:

De acordo com a decisão, caso haja algum outro mandado de prisão expedido, Eike deverá permanecer preso. (Foto: AFP)

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), concedeu habeas corpus nessa sexta-feira para libertar o empresário Eike Batista, preso em janeiro pela PF (Polícia Federal) na Operação Eficiência.

Eike teve a prisão preventiva decretada após dois doleiros dizerem que ele pagou US$ 16,5 milhões a Sérgio Cabral, ex-governador do Rio, o equivalente a R$ 52 milhões, em propina. O pagamento teria sido feito em troca de contratos com o governo estadual. Ele já foi denunciado nas investigações por corrupção e lavagem de dinheiro.

De acordo com a decisão de Gilmar Mendes, caso haja algum outro mandado de prisão expedido, Eike deverá permanecer preso. O advogado Fernando Martins, que defende o empresário, disse que não há outros decretos de prisão contra Eike e que, com a decisão de Gilmar Mendes, ele deverá ser solto.

Na decisão, Gilmar Mendes determinou que o juiz responsável pelo caso, Marcelo Bretas, analise a necessidade de medidas cautelares alternativas à prisão.

Tratam-se de restrições, que podem incluir uso de tornozeleira eletrônica, comparecimento periódico à Justiça, proibição de encontrar outros investigados e de deixar o país, por exemplo.

“[…] Defiro o pedido de medida liminar para suspender os efeitos da ordem de prisão preventiva decretada em desfavor do paciente Eike Fuhrken Batista […] se por algum outro motivo não estiver preso, determinando, ainda, que o Juízo analise a necessidade de aplicação das medidas cautelares previstas”, diz o ministro na decisão.

A decisão do ministro já foi encaminhada ao juíz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Dessa forma, Eike Batista pode ser solto já entre essa sexta-feira e a madrugada de sábado, a depender da velocidade dos trâmites burocráticos, como a notificação do juíz e a comunicação ao presídio onde o empresário permanece detido.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Capa – Destaques

Manifestantes incendeiam oito ônibus no Centro do Rio de Janeiro
Lula disse ter certeza absoluta que o ex-ministro Antonio Palocci não fará uma delação premiada na qual muita gente poderia ser prejudicada, mas não ele
Deixe seu comentário
Pode te interessar