Terça-feira, 09 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de dezembro de 2025
Ministros do Tribunal Superior Eleitoral afirmam que o ex-presidente não poderá reverter inelegibilidade, mesmo com eventual anistia
Foto: ReproduçãoMinistros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) descartam a possibilidade de Jair Bolsonaro se tornar elegível para disputar as eleições presidenciais de 2026. A informação foi revelada pela CNN Brasil.
A declaração surge em um momento em que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que só retiraria sua pré-candidatura à presidência se seu pai, Jair Bolsonaro, estivesse livre para disputar o pleito. Em entrevista recente, Flávio condicionou sua desistência à reabilitação política do ex-presidente.
A notícia que vem do Tribunal Superior Eleitoral é de que não haverá essa possibilidade, pelo menos não nas duas ações em que ele foi tornado inelegível em 2023. O ex-presidente foi condenado por abuso de poder político e econômico na reunião com embaixadores realizada no segundo semestre de 2022 e por desvirtuamento do desfile de 7 de setembro daquele ano, transformando-o em palanque político.
Recursos e condenações múltiplas
Além das condenações no TSE, há ainda um recurso em andamento no STF (Supremo Tribunal Federal), sob relatoria do ministro Luiz Fux. Existe uma discussão sobre qual o destino desse recurso: se será julgado na primeira turma do Supremo, onde Fux atuava anteriormente, ou na segunda turma, para onde o ministro foi transferido.
“Outro ponto é que Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão em setembro, pela primeira turma do STF, por conta da ação penal do golpe – por conta dela, ele também está inelegível”, aponta o analista.
Mesmo que uma eventual anistia, defendida por Flávio Bolsonaro e pelo entorno do ex-presidente, pudesse livrar Bolsonaro da condenação de 27 anos, as inelegibilidades declaradas pelo TSE permaneceriam. Segundo fontes do tribunal eleitoral consultadas pelo jornalista, não há nenhuma chance de reversão dessas decisões.