Terça-feira, 20 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Missão internacional: cooperativismo gaúcho em Mondragon

Compartilhe esta notícia:

O modelo cooperativo da região é estudado por universidades de grande renome, como Harvard e MIT

Foto: Divulgação/Sistema Ocergs

Dirigentes de cooperativas do Rio Grande do Sul estão em missão técnica no país Basco (Espanha), sede da corporação Mondragon, para ampliar conhecimentos sobre governança e gestão de cooperativas com o grupo empresarial que é referência mundial no tema. O modelo cooperativo da região é estudado por universidades de grande renome, como Harvard e MIT.

A viagem, promovida pelo Sistema Ocergs, reconhece as 11 vencedoras do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão RS. “O maior conglomerado de cooperativas do mundo está em Mondragon, destino também reconhecido por seus centros de inovação e pesquisa. O objetivo da missão é proporcionar conhecimento para desenvolvermos, ainda mais, o cooperativismo gaúcho”, ressalta a gerente de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Simone Zanatta, que participa da missão.

A corporação Mondragon opera como uma rede de empresas cooperativas que abrange diversos setores, incluindo manufatura, finanças, varejo e educação. São mais de 90 coops autônomas e interconectadas, empregando mais de 80 mil pessoas. Além da visita à sede, a programação inclui um tour pela Universidade de Mondragon. Entre os exemplos já observados pelo grupo de dirigentes no País Basco, e que podem servir de inspiração para o modelo gaúcho, está a cultura de participação ativa dos cooperados nas decisões estratégicas do negócio, a educação cooperativista como pré-requisito para atuação no sistema e o auxílio mútuo entre cooperativas de diferentes ramos.

“A realocação de colaboradores entre cooperativas pode ser um ganho para as empresas, especialmente em momentos de crise. Isso ajudaria a manter a força de trabalho qualificada, preservando empregos e fortalecendo a intercooperação”, destaca o diretor geral da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop), José Máximo Daronco.

Referência no país

Berço do cooperativismo no Brasil, o RS tem mais de 370 cooperativas vinculadas ao Sistema Ocergs e aproximadamente um terço da população gaúcha associado a uma cooperativa. O estado também conta com a única instituição de ensino superior do Brasil dedicada ao cooperativismo, a Escoop, que recentemente recebeu nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Sobre o Sistema Ocergs

Há mais de 50 anos, o Sistema Ocergs representa, fortalece e desenvolve o cooperativismo no Rio Grande do Sul. Atua por meio de três casas, Ocergs, Sescoop/RS e Escoop, promovendo a defesa institucional, a formação de pessoas e a produção de conhecimento para impulsionar o crescimento sustentável das cooperativas gaúchas nos sete ramos de atuação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

CEEE Equatorial instala religador automático nesta segunda-feira, na rede do bairro Rubem Berta, em Porto Alegre
Ladies Summit 2025 reúne lideranças femininas para transformar a inovação no Brasil
https://www.osul.com.br/missao-cooperativismo-gaucho-mondragon/ Missão internacional: cooperativismo gaúcho em Mondragon 2025-05-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar