Segunda-feira, 14 de setembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
12°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Você viu? Montanha-russa no meio do Golfo Pérsico? Arábia Saudita quer criar 1º parque de diversões em plataforma de petróleo

Compartilhe esta notícia:

O The Rig terá 150 mil m² para aventuras e esportes radicais no mar, mas ainda não tem previsão de inauguração. (Foto: Reprodução)

Um fundo de investimentos da Arábia Saudita pretende construir o primeiro parque de diversões e destinação turística em uma plataforma de petróleo desativada em pleno Golfo Pérsico, no Oriente Médio.

Chamado “The Rig” (“A Plataforma”, o projeto anunciado pelo Fundo de Investimento Público (PIF, na sigla em inglês) da Arábia Saudita na última sexta, tem previsão de ocupar uma área flutuante de 150 mil m² no mar, mas ainda sem data prevista de inauguração.

O projeto é apresentado em meio ao esforço saudita para diversificar sua economia no longo prazo, excessivamente dependente do petróleo, um vilão das mudanças climáticas.

O país é um dos mais conservadores do mundo, mas o material de divulgação promete fazer da antiga plataforma, localizada próxima a um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, um ambiente divertido e hospitaleiro, com dormitórios e restaurantes, além de muitas aventuras e experiências aquáticas.

Será uma espécie de resort de diversão metálico sobre as águas. A estrutura terá três hotéis, restaurantes renomados, heliporto e uma variedade de atividades de aventura, incluindo esportes radicais, como kart, montanha russa e roda-gigante.

Além disso, haverá uma marina com espaço para ancorar até 50 barcos, 800 quartos e 11 restaurantes.

Segundo o PIF, pretende agregar valor à economia local e garante “a preservação ambiental e o projeto seguirá os principais padrões e melhores práticas globais, apoiando ainda mais os esforços mais amplos do Reino (Arábia Saudita) na proteção ambiental”.

O The Rig procura atrair turistas de todo o mundo, com destaque para pessoas vindas de países do Conselho de Cooperação do Golfo — Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Catar, Omã e Bahrein.

De acordo com o PIF, o projeto do The Rig procura levar inovação para os setores de entretenimento e turismo da Arábia Saudita, para atingir a diversidade na linha com os objetivos da Visão 2030 da Arábia Saudita, com estratégias para reduzir a dependência do país do petróleo.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Você viu?

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pandemia fez os brasileiros comprarem mais livros, apesar da crise nas livrarias
Facebook deve mudar de nome após polêmicas e focar no metaverso
Pode te interessar