Quinta-feira, 30 de julho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Eleições 2026 Alexandre de Moraes dá 48 horas para a defesa de Bolsonaro informar se o ex-presidente autorizou vídeo com imagem e voz geradas por inteligência artificial

Compartilhe esta notícia:

Vídeo de IA foi exibido na convenção nacional do PL

Foto: Reprodução de vídeo
Vídeo de IA foi exibido na convenção nacional do PL. (Foto: Reprodução de vídeo)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes deu um prazo de 48 horas para a defesa de Jair Bolsonaro informar se o ex-presidente autorizou o uso da sua imagem e voz em vídeo gerado por IA (inteligência artificial), exibido na convenção nacional do PL no sábado (25), em Brasília.

No vídeo, a imagem do ex-presidente afirma estar “preso e calado por uma decisão arbitrária”, diz que “nenhuma prisão vai calar o sentimento de esperança” despertado por seu movimento e pede que os apoiadores recebam Flávio Bolsonaro “de braços abertos” como candidato à Presidência.

A decisão de Moraes foi assinada na noite de terça-feira (28). Condenado por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro cumpre a pena de 27 anos e 3 meses de reclusão atualmente em prisão domiciliar em Brasília.

Na decisão, Moraes disse que é preciso esclarecer se Bolsonaro autorizou ou não o uso da sua imagem e cita possível descumprimento das medidas impostas na prisão domiciliar.

“A eventual concordância de JAIR MESSIAS BOLSONARO com a divulgação de um vídeo produzido por IA, e amplamente divulgado nas redes sociais, contendo sua imagem e declarações ostensivamente político-eleitorais constituiria nova e grave transgressão à decisão judicial, poucos dias após ser sancionado, e passível de reversão da prisão domiciliar humanitária para o regime fechado”, afirmou o ministro.

Ao justificar a medida, Moraes disse que o ex-presidente está com os direitos políticos suspensos em razão da condenação criminal e também está proibido, desde julho de 2025, de utilizar redes sociais diretamente ou por intermédio de terceiros.

O ministro afirmou ainda que, se o ex-presidente não autorizou o uso, “além de constituir desrespeito à ordem judicial por FLÁVIO NANTES BOLSONARO e pelo Partido Liberal (PL), tal conduta poderá tipificar a denominada ‘deep fake’, prática expressamente vedada pela legislação eleitoral”.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proíbe o uso de deepfakes, ou conteúdo sintético, para substituir a imagem ou voz de pessoa viva, mesmo com autorização. Deepfake é um tipo conteúdo criado ou manipulado por inteligência artificial para simular falas, imagens ou vídeos de uma pessoa com aparência de autenticidade.

No domingo (26), o PT acionou o TSE contra o PL e Flávio Bolsonaro por suposta propaganda eleitoral antecipada e uso irregular de inteligência artificial.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Eleições 2026

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

23 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
vanderlei stefani
29 de julho de 2026 17:53

Flávio rachadinha Bolsonaro e o Partido Liberal (PL) correm risco real de inelegibilidade e cassação de registro caso seja confirmado que o vídeo em inteligência artificial (IA) foi produzido sem a autorização de Jair Bolsonaro.

ochoavanderlei@gmail.com
29 de julho de 2026 12:32

Todo mundo vê o que o marginal Trump, menos a direita golpista. Esses apoiam . Querem que Trump interfira no Brasil para tirar o marginal presidiário golpista da cadeia. Só não vê quem é muito cabeça de bagre.

vanderlei stefani
29 de julho de 2026 12:28

Isso “o sul” não mostra:
Bolsonaro é o político que mais mentiu em campanha eleitoral, diz estudo da Agência Lupa

vanderlei stefani
29 de julho de 2026 12:24

É uma comédia ver os 🐀🐀🐀🐀 ratos de extrema direita tentando explicar o inexplicável

Box1
29 de julho de 2026 12:23

Em ano de pleito eleitoral painho lula com seus pacotes de bondades já somam 180 bilhões aos cofres públicos. Tudo para iludir seus eleitores relinchantes kkk, só esqueceram que a conta sempre vem no final e já sabemos muito bem quem paga 🤑🤑🫪

Box1
29 de julho de 2026 12:17

Os vandecas agora é só ladeira a baixo 💩💩💩🐀🐀 nas bobagens

vanderlei stefani
29 de julho de 2026 10:54

Moraes deixa Jair e Flávio Bolsonaro sem saída: ou pai volta para cadeia ou filho Flávio rachadinha fica inelegível

César
29 de julho de 2026 11:58
Responder para  vanderlei stefani

Lembrando que NÃO VAI DAR NADA. No início do vídeo foi informado que era IA e Jair Bolsonaro estava em prisão domiciliar. É só purpurina pras ESQUERDOLAS.

vanderlei stefani
29 de julho de 2026 10:32

O pleito de 2026 sofre graves ameaças internas e externas. Ou Nunes Marques toma providências imediatas sobre o caso da IA do Bolsonaro ou teremos problemas

Box1
29 de julho de 2026 12:19
Responder para  vanderlei stefani

Tu não deve ter tanta criatividade para inventar uma coisa dessas , com esse cérebro 🧠 de asno 🤭🤭🤭

César
29 de julho de 2026 11:59
Responder para  vanderlei stefani

O Nunes Marques já disse que NÃO VAI DAR NADA. Lembrando do Desfile de Carnaval do Painho.

leonardo guterres
29 de julho de 2026 10:29

Ja se passaram 4 anos e todo dia tem assunto Bolsonaro, cortina de fumaça para não falar da incopetência deste governo. Agora proibir o principal lider da oposição a falar e receber visita é inadimissivel.

Eloa Gute
29 de julho de 2026 10:21

Para de usar o tempo precioso com esse meliante, coloca logo na papuda, ele não vai parar de incomodar.

leonardo guterres
29 de julho de 2026 10:27
Responder para  Eloa Gute

la na papuda ao menos ele vai poder receber visita, dar entrevista, receber advogados, falar com a imprensa, coisa que qualquer preso tem direito

Eloa Gute
29 de julho de 2026 11:16
Responder para  leonardo guterres

Engano seu, tem direito a falar com o advogado dele, sem entrevistas!!!

Box1
29 de julho de 2026 12:15
Responder para  Eloa Gute

Estranho que os jumentos tem a memória curta mesmo, o advogado do molusco lia suas cartas para seus apoiadores e sempre recebendo diversas visitas isso os relinchantes não contam né

ochoavanderlei@gmail.com
29 de julho de 2026 09:59

É como bandidos presos, como Marcola por exemplo, ter a possibilidade de orientar seus cúmplices para poderem continuar com o tráfico. Essa gente da direita age como verdadeiros bandidos. Aliás, sempre pregaram o seguinte: ” bandido bom é bandido morto ” . ” cancelar CPF de bandido” . ” ( direitos humanos para humanos direitos ” . Por quê nunca mais usaram essas pérolas depois que o bandido jair MESSIAS e seus cúmplices foram presos? Fica a pergunta. Respondam aí bolsonaristas.

César
29 de julho de 2026 12:02

Marcola de DIREITA?

Volta pros “remédinhos”. O efeito tá passando.

vanderlei stefani
29 de julho de 2026 09:56

Lula IV vai ser no primeiro turno
AtlasIntel: Lula tem 49,2% contra 42,9% de Flávio rachadinha Bolsonaro

César
29 de julho de 2026 12:06
Responder para  vanderlei stefani

AtlasIntel.

Primeiro Turno.

Perai! Eu vou rir um pouco.

Rsrsrsrsrsrsr

Léo P
29 de julho de 2026 09:30

Cara como este país vai ter eleiçoes serias com este careca se metendo e dando ordens absurdas o tempo todo? O fato do principal opositor de lula estar preso e incomunicavel por golpe inexistente ja é um absurdo…

ochoavanderlei@gmail.com
29 de julho de 2026 08:41

“”especialistas ouvidos pela coluna discordam de automática irregularidade eleitoral na exibição de vídeo com imagem do ex-presidente Jair””
Colunista visivelmente a favor dos golpistas.
Parabéns rede pampa por contratar um cara com a ideologia da empresa. Usar a mídia concedida assim…

César
29 de julho de 2026 12:05

Usaram uma imagem do Painho de sunga e de costas com o corpo malhado e atlético. Depois pediram desculpas que era IA.

Acorda CREUZA. Tá ficando feio.