Quinta-feira, 22 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 27 de março de 2016
O escritor, biógrafo e acadêmico francês Alain Decaux morreu neste domingo (27), aos 90 anos, no Hospital Pompidou em Paris, anunciou à AFP sua esposa, Micheline Pelletier-Decaux. A causa da morte não foi revelada.
Casado duas vezes, Decaux deixa três filhos. Autor de mais de 60 obras, ele publicou seu primeiro livro, “Louis VII Retrouvé”, em 1947. Foi premiado pela Academia Francesa por seu segundo trabalho, “Letizia”, em 1949, e passou a integrar a instituição em 1979.
O contista entrou para a história da rádio e televisão francesa, onde criou e apresentou programas famosos como “La caméra explore le temps”, a partir dos anos 1950.
Foi ministro da Francofonia (1988-1991) durante a presidência do socialista François Mitterrand. Em 1989, foi nomeado coordenador da política externa de televisão da França. Desde 1999, empresta seu nome ao prêmio Alain Decaux para a Francofonia. (Folhapress)