Quinta-feira, 13 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de abril de 2016
Morreu nesta terça-feira (26), no Hospital São José do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre, o dramaturgo e diretor Ronald Radde, 71 anos. Desde novembro de 2015, ele sofria da síndrome de Guillain-Barré. O corpo de Radde, diretor da Cia Teatro Novo e do Teatro Novo DC, será velado das 15h às 17h no Crematório Metropolitano, na Capital.
Há 48 anos, ele fundou a Teatro Novo, companhia teatral mais antiga do País em atividades ininterruptas. Ao todo, possui 60 peças, criadas ou dirigidas por ele, sendo 20 delas para o público adulto e outras 40 para o infantil. Ainda, há 40 anos, a companhia mantém o projeto A Escola vai ao Teatro, no qual 50 mil crianças assistem às peças da companhia todos os anos.
Além disso, há 15 anos fundou o Teatro Novo DC – Sala Carmen Silva. Em novembro do ano passado, Radde conquistou o Prêmio Líderes & Vencedores na categoria Expressão Cultural, em reconhecimento à sua contribuição para o enriquecimento da cultura no Rio Grande do Sul. Essa foi a segunda vez que a companhia teatral foi agraciada com o troféu.