Sábado, 03 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Mist

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Morre Lina Wertmüller, a primeira mulher indicada ao Oscar de melhor direção

Compartilhe esta notícia:

Lina Wertmüller, em foto de outubro de 2019, quando foi homenageada com uma estrela na Calçada da Fama. (Foto: Reprodução)

Lina Wertmüller, primeira mulher indicada ao Oscar de Melhor Direção, morreu aos 93 anos, nesta quinta-feira (9), na Itália. De acordo com a revista Variety, uma amiga da escritora e diretora informou que Lina “morreu pacificamente em sua casa, próxima a sua filha e seus entes queridos”. A causa da morte não foi informada.

Nascida em Roma, Lina teve como mentor o lendário diretor Frederico Fellini, a quem foi apresentada através de amigos em comum. A diretora foi assistente de Fellini em “8½ – Oito e Meio” (1963). Em 1972, fez sua estreia em Cannes com “Mimi, o Metalúrgico”.

A italiana foi a primeira produtora a ser indicada ao Oscar de melhor direção com o longa “Pasqualino Sete Belezas” (1975), com o qual também foi candidata a melhor roteiro original. Sua carreira inclui ainda títulos como “I basilischi” (1963) e “Por um Destino Insólito” (1974).

Em 2019, Lina recebeu o Oscar honorário como homenagem a sua carreira, junto ao cineasta David Lynch e ao ator Wes Studi.

Os três receberam a homenagem, que, de acordo com a definição da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, reconhece as “extraordinárias contribuições” ao cinema ou o “excelente serviço” prestado a essa instituição por um profissional durante toda a sua vida.

No mesmo ano, Lina também foi homenageada com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Chefe do Instagram defende criação de órgão de proteção online para crianças
Alec Baldwin compartilha carta de equipe do filme “Rust” negando insegurança no set de filmagem
https://www.osul.com.br/morre-lina-wertmuller-a-primeira-mulher-indicada-ao-oscar-de-melhor-direcao/ Morre Lina Wertmüller, a primeira mulher indicada ao Oscar de melhor direção 2021-12-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar