Ícone do site Jornal O Sul

Morre menino de 9 anos baleado por traficantes em Canoas

(Foto: Werther Santana/AE)

O menino de 9 anos que foi baleado na cabeça por traficantes em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, teve morte encefálica confirmada na manhã desta segunda-feira. O crime ocorreu na rua Campinas, que fica no bairro Mathias Velho.

A criança havia passado por uma cirurgia no sábado e estava internada em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Pronto Socorro, na capital gaúcha. O protocolo de morte encefálica – que formaliza as necessidades de exames que ratificarão ou não o óbito – foi encaminhado na manhã desta segunda-feira, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

O garoto foi baleado quando dois homens, que chegaram no local de bicicleta, invadiram a casa da família em busca do tio do menino, de 19 anos, que foi executado pela dupla após ser encurralado em um dos quartos da residência. O menino estava escondido embaixo de uma cama, junto com outras duas crianças, na tentativa de se proteger dos mais de 15 disparos de arma de fogo. Contudo, ele acabou atingido por um projetil que atravessou o colchão, conforme informações da Polícia Civil.

A mãe do jovem – e avó da criança – também estava em casa no momento do crime e sofreu lesões leves. A família estava reunida no dia para festejar o aniversário dela.

Motivação

O homem de 19 anos era viciado em crack e cocaína e teria contraído dívidas com o tráfico, segundo apontam investigações preliminares. A Delegacia de Homicídios de Canoas informou que apurou o caso durante todo o final de semana, e que, agora, ouve testemunhas e procura pistas na tentativa de identificar os autores dos crimes.

Sair da versão mobile