Terça-feira, 04 de Agosto de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre

Brasil Morre o estilista Rui Sporh. Amigos lamentam a perda do ícone gaúcho da moda

Compartilhe esta notícia:

Rui em seu atelie localizado no bairro Moinhos de Vento. (Foto: Reprodução/Facebook)
Por Juliano Castello

 

É impossível falar em moda no Rio Grande do Sul, e no Brasil, sem associar diretamente ao nome de Rui Spohr. O estilista, nascido em 1929 na cidade de Novo Hamburgo, foi o primeiro brasileiro a estudar moda em Paris, na Chambre Syndicale de la Couture Parisienne, por volta dos anos 40. Ele nem sempre foi chamado de Rui, o estilista foi batizado como Flávio Henneman Spohr e assumiu o pseudônimo quando começou o curso.

Hoje, seu nome é um dos mais importantes na moda mundial. Em agosto de 2017, foi empossado como um dos imortais da Acadêmia Brasileira de Moda, ao lado de nomes importantes como Zuzu Angel. Foi responsável por vestir personalidades e artistas nos anos 80, como a cantora Elis Regina e a primeira-dama do Brasil, Scila Médici.

O jornalista, estilista e ex-comunicador da TV Pampa, Jones Machado, conviveu por muitos anos com Rui. Aliás, foi Rui quem deu a primeira oportunidade para que, o então jovem estilista trabalhasse com moda.

Um dos diversos croquis de Rui Spohr. (Foto: Reprodução/Facebook)

“Foi meu grande mestre, sempre foi um grande profissional e professor. Sempre acolheu quem batia em sua porta buscando aprender”, afirmou Jones.

A parceria que começou em 1984 permanece até hoje. Os dois estavam trabalhando em uma coleção, mesmo Jones morando em São Paulo e Rui em Porto Alegre. Encontros, que segundo ele, eram cheios de alegria: “Ele era uma enciclopédia, ele é maior nome da moda no Rio Grande do Sul, seu legado é indiscutível” conclui Jones.

A morte de Rui na madrugada desta terça-feira (30), foi confirmada  pela neta Antônia Spohr. Riu tinha 89 anos. A causa da morte não foi divulgada pela família. Rui deixa a esposa, Dóris Spohr, a filha Maria Paula Spohr e a neta Antônia Spohr Moro. O velório é nesta terça, das 12h30min às 17h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. A cerimônia de cremação será reservada à família.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Em entrevista, Taylor Swift garante que a sonoridade de seu novo álbum será diferente de “ME!”
Crise na Venezuela: veja a repercussão pelo Mundo
Deixe seu comentário
Pode te interessar