Quinta-feira, 06 de Agosto de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Fair

Capa – Caderno 1 Morre tradicionalista gaúcho que deu origem ao primeiro CTG

Compartilhe esta notícia:

Ele sofreu uma parada cardíaca. (Foto: Gustavo Diehl/ Site da UFRGS)

O tradicionalista Antônio João Sá de Siqueira morreu na madrugada deste sábado (28) no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Siqueira tinha 91 anos e teve uma parada cardíaca. O corpo dele foi cremado no fim da tarde de hoje no cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre.

Ele era o último integrante vivo do chamado “Grupo dos Oito”, nome dado aos estudantes do Colégio Júlio de Castilhos que, em 1947, criaram o primeiro Departamento de Tradições Gaúchas. O grupo deu origem ao 35 CTG, primeiro centro de tradições gaúchas do Rio Grande do Sul, e iniciou o movimento tradicionalista.

Confira o boletim emitido pelo Hospital Moinhos de Vento e assinado pelos médicos Rogério Bueno Tovar e Carlos Delmar do Amaral Ferreira:

Boletim Médico – Antonio João de Sá Siqueira

O Hospital Moinhos de Vento comunica o falecimento do tradicionalista, médico veterinário e professor universitário Antônio João Sá de Siqueira, ocorrido às 5h10 deste sábado (28), em decorrência de uma parada cardíaca. Siqueira havia sido internado, aos 91 anos, na última quinta-feira (26), no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Foi realizado o procedimento de cateterismo, mas o paciente, com grave quadro isquêmico, não resistiu.

Antonio João Sá de Siqueira era Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Formado em Medicina Veterinária em 1951, Siqueira teve sua trajetória na academia relacionada ao ensino e ao desenvolvimento da Bioquímica. Foi um mestre admirado pelos alunos e docentes da instituição.

Siqueira deixa um legado de amor ao Rio Grande, de preservação e de fortalecimento da cultura gaúcha.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Capa – Caderno 1

Em ação publicitária, McDonald’s muda nome em fachada de restaurante de Porto Alegre; entenda
Foragido da Justiça de Porto Alegre é preso no Mato Grosso do Sul com 5,2 mil quilos de maconha
Deixe seu comentário
Pode te interessar