Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Morreu o ex-ditador militar da Bolívia Luis García Meza

Compartilhe esta notícia:

Meza foi internado em um hospital militar em La Paz após um ataque cardíaco, mas não resistiu. (Foto: Reprodução)

O ex-ditador militar boliviano Luis García Meza, que cumpria 30 anos de prisão, morreu no domingo (29), aos 88 anos. García Meza foi internado em um hospital militar em La Paz depois de sofrer um ataque cardíaco, mas não resistiu. Um relatório médico disse que ele morreu “de possível insuficiência respiratória”. O hospital militar Cossmil disse à agência de notícias Associated Press que a morte ocorreu às 3h.

O ex-general do exército foi preso por crimes incluindo homicídio e danos econômicos ao Estado durante seus 13 meses no cargo entre 1980 e 1981. Ele foi condenado à revelia e extraditado do Brasil para a Bolívia em março de 1995, mas completou grande parte de sua sentença no hospital onde morreu.

Em janeiro de 2017, um tribunal de Roma condenou García Meza e outros sete ex-líderes políticos e militares sul-americanos pelo desaparecimento e morte de 23 pessoas de origem italiana durante a repressão aos dissidentes por parte das ditaduras militares da região.

O ex-ministro do Interior de García Meza, Luis Arce Gomez, também foi condenado a 30 anos de prisão por assassinatos políticos e extraditado dos Estados Unidos para a Bolívia. O líder militar boliviano liderou um golpe sangrento em julho de 1980 que depôs a presidente Lidia Gueiler quando o país tentava retornar à democracia após 16 anos de ditadura.

Luis García Meza nasceu em 08 de agosto de 1929, na capital boliviana, La Paz, e foi presidente da Bolívia entre 1980 e 1981. Em 1981 cedeu a Presidência da República a uma Junta de Generais, que nomeou Celso Torrelio presidente do país.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Homem mata tartaruga com um martelo e alega legítima defesa
Polícia da Argentina prende dois suspeitos de fazer ameaças terroristas contra o presidente Mauricio Macri
https://www.osul.com.br/morreu-o-ex-ditador-militar-da-bolivia-luis-garcia-meza/ Morreu o ex-ditador militar da Bolívia Luis García Meza 2018-04-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar