Segunda-feira, 05 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Prestes a completar 19 meses de pandemia, Rio Grande do Sul ultrapassa as 35 mil mortes por coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Novo boletim menciona 21 novas vítimas da covid, com idades de 27 a 95 anos. (Foto: EBC)

O boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (8) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) acrescentou 1.296 testes positivos e mais 21 óbitos pela doença (incluindo uma anciã de 105 anos), ampliando para 1.446.846 o número de contágios conhecidos no Rio Grande do Sul desde o começo da pandemia, que neste domingo (10) completará 19 meses. Já o contingente de gaúchos mortos pela covid até agora é de 35.017.

Dentre os infectados em quase 19 meses de pandemia, ao menos 1.403.910 (97%) já se recuperaram, em todos os 497 municípios gaúchos. Outros 7.823 (1%) são considerados casos ativos (em andamento), o que abrange desde os assintomáticos em quarentena domiciliar até casos graves atendidos em hospitais. 

A taxa média de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) por adultos estava em 60,4% no início da noite, conforme o painel de monitoramento covid.saude.rs.gov.br. Esse índice resulta da proporção de 1.993 pacientes para um total de 3.301 leitos da modalidade em 301 hospitais. Já o total de hospitalizações pela doença é de 110.258 (8%).

Perdas humanas

Confira, a seguir, as novas perdas humanas relatadas pelo balanço oficial. A lista está em ordem crescente conforme a idade das vítimas, em uma faixa que vai de 44 a 98 anos. A lista também menciona o gênero (masculino ou feminino) e o município de residência (e não onde foi registrado o óbito).

– Novo Hamburgo (homem, 44 anos);
– Caxias do Sul (mulher, 45 anos);
– Canoas (homem, 47 anos);
– Sapucaia do Sul (mulher, 47 anos);
– Alvorada (mulher, 48 anos);
– Sapiranga (homem, 62 anos);
– Vera Cruz (homem, 66 anos);
– Cachoeirinha (homem, 69 anos);
– Novo Hamburgo (mulher, 71 anos);
– Imbé (homem, 73 anos);
– Novo Hamburgo (homem, 73 anos);
– Nonoai (mulher, 74 anos);
– Rondinha (mulher, 75 anos);
– Canoas (mulher, 81 anos);
– Nova Hartz (mulher, 83 anos);
– Porto Alegre (homem, 84 anos);
– Caxias do Sul (mulher, 89 anos);
– Porto Alegre (homem, 90 anos);
– Porto Alegre (mulher, 90 anos);
– Canoas (mulher, 91 anos);
– Constantina (homem, 98 anos).

De todas as 497 cidades gaúchas, apenas uma não registra até agora qualquer óbito por covid. É Novo Tiradentes, localizada na Região Norte do Estado e que acumula 121 testes positivos desde o começo da pandemia, sem novos casos desde a semana passada.

Andamento da ofensiva de vacinação

Já no que se refere à aplicação de vacinas contra o coronavírus, mais de 8,36 milhões de habitantes do Estado receberam a primeira dose. Por segmento populacional, a cobertura é de 92,7% dos gaúchos a partir de 18 anos, 48,5% dos adolescentes (12 a 17 anos) e 76,1% da população geral (11,37 milhões).

O esquema completo de vacinação, por sua vez, abrange até agora mais de 5,69 milhões de indivíduos – seja quem recebeu duas doses para fármacos com esse sistema ou os contemplados pela vacina da Janssen (apenas uma injeção). Com isso, estão imunizados 67,3% dos adultos residentes no Estado, 1,2% dos adolescentes e 52,7% do total.

No caso específico da Janssen, as aplicações somam 301.556. Por fim, a dose de reforço já chegou aos braços de 148.465 gaúchos, em todos os 497 municípios. A informação consta na base de dados da Secretaria Estadual da Saúde, atualizada diariamente por meio das redes sociais e de link específico no site estado.rs.gov.br.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Justiça mantém ordem para cozinha solidária desocupar prédio público em Porto Alegre
Exposição no Museu Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, resgata brinquedos que divertiam a criançada na década de 1960
https://www.osul.com.br/mortes-de-gauchos-por-coronavirus-se-aproximam-de-35-mil-idosa-de-105-anos-esta-entre-as-novas-vitimas/ Prestes a completar 19 meses de pandemia, Rio Grande do Sul ultrapassa as 35 mil mortes por coronavírus 2021-10-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar