Sábado, 11 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Mortes por envenenamento: veja os homicídios de que a universitária Ana Paula Fernandes é acusada

Compartilhe esta notícia:

A estudante de Direito Ana Paula Veloso Fernandes, de 35 anos, foi presa preventivamente em 4 de setembro deste ano. (Foto: Reprodução)

A estudante de Direito Ana Paula Veloso Fernandes, de 35 anos, foi presa preventivamente em 4 de setembro deste ano, em São Paulo, sob a acusação de matar quatro pessoas por envenenamento – uma no Estado do Rio de Janeiro, em Duque de Caxias, e três no Estado de São Paulo, na capital e em Guarulhos. Os crimes vieram à tona com a prisão de Michelle Paiva da Silva, de 43 anos, acusada de matar o próprio pai, Neil Corrêa da Silva, de 65 anos, com a ajuda de Ana Paula, que foi sua colega de faculdade. Veja os quatro homicídios que Ana Paula é acusada de ter cometido.

– Marcelo Hari Fonseca: Ana Paula alugava um imóvel nos fundos da casa de Marcelo, de 51 anos, no bairro Vila Renata, em Guarulhos. O corpo foi encontrado em 31 de janeiro deste ano, por volta das 18h, já em adiantado estado de putrefação. Quem chamou a PM para o local foi a própria Ana Paula, que permaneceu em frente à casa de Marcelo acompanhando o trabalho dos policiais. A investigação inicial não apontou a causa da morte do homem, que foi considerada indeterminada.

O inquérito policial foi arquivado em 5 de maio. No entanto, a filha de Marcelo, Giuliana Santana Fonseca, pediu em 26 de maio o desarquivamento do caso. A jovem afirma que Ana Paula limpou a área onde o corpo foi encontrado. Roberta, irmã gêmea de Ana Paula, também morava com ela no local. A partir do pedido de Giuliana, a polícia retoma as investigações. A estudante de Direito é interrogada no 1º DP, em Guarulhos, e confessa ter matado Marcelo.

– Maria Aparecida Rodrigues: Ana Paula teria sido a última pessoa a ver Maria Aparecida com vida. A vítima foi encontrada morta em casa, sem sinais de violência, em 11 de abril deste ano, em Guarulhos. A morte, a princípio, parecia ter causas naturais. A estudante de Direito, porém, começa a ser envolvida no crime quando a filha de Maria Aparecida, Thayná Rodrigues Felipe, de 24 anos, presta depoimento na delegacia. A jovem conta que a mãe fez amizade com Ana Paula e saiu na noite de 10 de abril com ela, que se apresentava para Maria Aparecida com o nome de Carla.

Na noite da véspera da morte, a vítima e Ana Paula foram à casa da universitária, onde Maria Aparecida tomou café e comeu bolo. Roberta, irmã de Ana Paula, estava lá. Quando o corpo da vítima foi encontrado pela tia de Thayná, na manhã do dia 11, a jovem foi ao local. Chegando lá, encontrou Ana Paula, que admitiu ter saído na noite anterior com Maria Aparecida.

– Neil Corrêa da Silva: O idoso, de 65 anos, seria a terceira vítima de Ana Paula. Ele morreu em 26 de abril deste ano, em Duque de Caxias, na Baixada. Segundo a investigação da Polícia Civil de São Paulo, o caso envolveu diretamente a irmã da universitária, Roberta: “As comunicações entre Ana Paula e sua irmã Roberta Cristina Veloso Fernandes — mensagens e áudios recuperados por extração forense — revelam planejamento prévio, divisão de tarefas, discussões sobre pagamento e o emprego de ‘código’ para se referirem ao homicídio: chamavam de ‘TCC’ a execução da morte. Em diversos trechos, Roberta orienta Ana Paula a ‘cobrar’ por futuros ‘TCCs’, fixa R$ 4.000,00 como “valor mínimo” e recomenda o uso exclusivo de dinheiro em espécie para aquisição de “taxas/insumos”, deixando claro o propósito de dissimular rastros financeiros”, afirma o delegado Halisson Ideiao Leite, do 1º DP, num trecho do relatório da investigação ao qual o jornal O Globo teve acesso.

Por esse crime, também foi presa Michelle, filha de Neil, capturada na última terça-feira numa universidade no Engenho Novo, Zona Norte do Rio. Ela teria envenenado Neil, ao lado de Ana Paula, usando uma feijoada envenenada. A própria Ana Paula admite ter dado comida “batida no feijão” a Neil, num áudio enviado à irmã, e diz que “não conseguiu fazer o TCC como planejado”. Segundo o ex-marido de Michelle contou à polícia, quando Neil passou mal em sua casa, apenas a filha do idoso e Ana Paula estavam na residência. Nesta quinta-feira, o corpo de Neil foi exumado pela polícia para exames que podem apontar se ele foi vítima de envenenamento.

– Hayder Mhazres: O tunisiano, de 21 anos, é a última vítima atribuída pela polícia por Ana Paula até o momento. O rapaz morreu na noite de 23 de maio deste ano, na capital paulista. Ele começou a passar mal no condomínio onde morava, no bairro do Brás. Ana Paula admitiu um relacionamento com Hayder e estava no condomínio quando ele começou a se sentir mal.

A vítima estava também acompanhada do irmão, Hazem. O Samu foi acionado, e o jovem foi levado para um hospital. Segundo Roberta contou à polícia, a irmã disse a ela que Hayder seria traficante, e que a morte teria sido em decorrência de drogas.

Segundo um amigo de Hayder contou à polícia, Ana Paula dizia estar grávida do tunisiano, embora ele afirmasse nunca ter feito sexo com ela. Segundo o relatório do inquérito, “Ana Paula mantém Roberta informada em tempo praticamente real, inclusive com vídeo de UTI, e, minutos após a confirmação do óbito, ambas retomam temas banais, denotando frieza emocional. Dias depois, Ana Paula chega a simular gravidez em fotografia enviada a familiares de Hayder e remete mensagens em árabe com teor ofensivo/ameaçador, em busca de vantagens”.

À polícia, a universitária não confessou ter matado Hayder. O corpo do tunisiano não chegou a ser periciado no Brasil, e foi levado para a Tunísia pela família para ser sepultado. As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Ijuí ganha nova unidade do SEST SENAT com foco em saúde, capacitação e sustentabilidade
Mulheres que sofrem assédio por parte dos parceiros têm maior risco de doenças cardíacas
https://www.osul.com.br/mortes-por-envenenamento-veja-os-homicidios-de-que-a-universitaria-ana-paula-fernandes-e-acusada/ Mortes por envenenamento: veja os homicídios de que a universitária Ana Paula Fernandes é acusada 2025-10-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar