Sexta-feira, 24 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de fevereiro de 2016
A Braskem registrou em 2015 um recorde na movimentação de petroquímicos básicos – como eteno, butadieno, solventes – e matérias-primas entre o Terminal Santa Clara, localizado próximo ao polo petroquímico de Triunfo, e o Porto de Rio Grande, tendo a Lagoa dos Patos como rota principal. No total, foram transportadas pela lagoa mais de 750 mil toneladas de carga, o que representa mais de 20 mil caminhões fora da estrada no ano que passou. O último recorde, registrado em 2014, foi de 720 mil toneladas.
O transporte foi realizado por barcaças e navios de bandeira estrangeira que fazem operações exclusivas para a Braskem. O terminal da empresa em Rio Grande recebeu em 2015 mais de 450 atracações, outro recorde registrado neste ano. “Esse resultado se deve ao incremento das exportações, especialmente de eteno – 60 mil toneladas –, que registrou um aumento de cinco vezes ao normalmente exportado”, afirma João Batista Dias, responsável pela área de Logística da área de Petroquímicos Básicos da Braskem no RS.
A movimentação no volume de resinas plásticas também foi expressiva no período. Em 2015, 1,344 milhão de toneladas foram enviadas para todo o Brasil e outras 550,5 mil toneladas para o mercado internacional. Nesse caso, os modais utilizados foram o rodoviário, cabotagem e marítimo.