Domingo, 09 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Movimento dos Trabalhadores Sem Terra critica possível ajuste fiscal do governo Dilma

Compartilhe esta notícia:

Manifestantes do MST fazem protesto em Curitiba. (Foto: MST/Divulgação)

Aliado histórico do PT e que tem dado, até agora, apoio ao momento político que atinge a presidente Dilma Rousseff, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) divulgou nota dura fazendo cobranças ao governo petista. Na véspera da presidente anunciar cortes nos programas do governo, que devem atingir ações da reforma agrária, o movimento acusa o governo de promover um ajuste neoliberal e exige que Dilma adote seu programa apresentado na campanha eleitoral.

“Reconhecemos a existência de uma crise econômica mundial, mas não admitimos que as trabalhadoras e os trabalhadores paguem essa conta. Somos contra o ajuste fiscal e consideramos que o governo Dilma está implementando medidas de ajuste neoliberal, que ferem direitos dos trabalhadores e cortam investimentos sociais. Manifestamos nosso total desacordo com a atual política econômica. E exigimos que, no mínimo, a presidente implemente o programa que a elegeu”, diz a nota do MST.

O movimento, que até agora tem se posicionado contra a saída de Dilma e alertando que um eventual impeachment seria um “golpe”, foi tímido na defesa de seu mandato. E, sobre a conjuntura política, diz apenas que “não permitiremos nenhum retrocesso nos direitos conquistados na luta do nosso povo”.

O MST diz que o programa de reforma agrária já está debilitado e critica corte de 64% no Orçamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário. “Além disso, estes órgãos estão sofrendo ameaças de fechamento”.

O movimento cobra as nove medidas acertadas com Dilma no final de 2014, após sua vitória na reeleição: garantia de infraestrutura nos assentamentos, liberação de crédito para assentados e recursos para construção de escolas no campo. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Europa usará força contra tráfico de pessoas no mar Mediterrâneo: navios de guerra vão abordar barcos
Hackers atacam o site oficial de Vladimir Putin
https://www.osul.com.br/movimento-dos-trabalhadores-sem-terra-critica-possivel-ajuste-fiscal-do-governo-dilma/ Movimento dos Trabalhadores Sem Terra critica possível ajuste fiscal do governo Dilma 2015-09-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar