Sábado, 08 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de novembro de 2025
Dia de sol leva público à Praça da Alfândega, com presença de escolas, autógrafos e atividades
Foto: Eduardo Fernandes/CRL
A quinta-feira (6) foi de sol e grande circulação de público na Praça da Alfândega, durante a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre. Escolas de diferentes regiões da cidade e Região Metropolitana participaram ativamente da programação, movimentando estandes e espaços com atividades culturais, encontros com autores e sessões de autógrafos.
Entre os destaques do dia esteve o bate-papo com o escritor Caio Riter, no Espaço Jovem Banrisul, com o tema Pássaro possível: o voo da leitura e da escrita. O autor conversou com adolescentes sobre sua trajetória e assuntos presentes em suas obras, incluindo a relação entre literatura e questões existenciais.
No final da tarde, o Teatro Carlos Urbim também ficou lotado para o encontro Feminismo, Palavra e Resistência, que reuniu Manuela D’Ávila, Márcia Tiburi (Ninfa Morta — uma história do ódio às mulheres, Ed. Planeta) e Lilian Rocha (Úmida, Ed. Bestiário), com mediação de Mariam Pessah.
Exposições celebram Erico Verissimo e literatura de cordel
A mostra “Erico: 47 Artistas”, no Espaço Força e Luz, marca os 120 anos de nascimento e os 50 anos da morte de Erico Verissimo com um painel coletivo: 47 artistas em mais de 20 técnicas como pinturas, desenhos, esculturas, instalações e relevos. A iniciativa começou com um convite da escritora e curadora Marô Barbieri à artista Graça Craidy para um retrato do autor e desdobrou-se em um projeto colaborativo que revisita obras, personagens e temas, com destaque para releituras de O Tempo e o Vento. Visitação até 20 de dezembro, com entrada franca.
Em paralelo, a Cordelteca da Câmara Rio-Grandense do Livro, no 3º andar do Clube do Comércio, apresenta dezenas de folhetos e obras do acervo da entidade, valorizando a tradição do cordel e sua presença na cultura popular. Além da exposição permanente, o espaço recebe a roda de conversa A cadeia produtiva do cordel: das poéticas orais à sala de aula, com a cordelista paraibana Claudete dos Santos, em 6 de novembro, das 18h às 19h30. Participação mediante inscrição pelo e-mail visitacaoescolar@gmail.com.
Ciclo Preto Sou celebra vozes e saberes negros na Feira
A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre recebe nesta sexta-feira (7) a intensa e plural programação do Ciclo Preto Sou, iniciativa dedicada à valorização da cultura afro-brasileira por meio da literatura, das artes e do pensamento.
Das 9h às 20h, diversos palcos e espaços da Praça da Alfândega serão ocupados por autores, artistas, educadores e coletivos culturais, celebrando a ancestralidade e a identidade negra.
Entre os destaques da agenda está o 9º Seminário O Conhecimento Transforma, promovido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), que ocorrerá ao longo do dia no auditório da Livraria Paulinas, com debates sobre identidade, afetos e memória. Participam Camila Padilha, Tiago Maria, Marcelo Cortez, Marieta da Silveira, Fátima Farias e Renée Hasperoy, entre outros convidados.
A programação também conta com mostra de literatura infantil e juvenil afro-brasileira no Espaço Força e Luz, além de exibições de trabalhos de estudantes das redes estadual e municipal inspirados nas culturas africana e afro-brasileira.
No Teatro Petrobras Carlos Urbim, o projeto Autor no Palco recebe Nathy Mc Poeta Desperta, Heloísa Pires Lima e Rogério Andrade Barbosa. Já o Espaço Jovem Banrisul será palco de atividades de escrita criativa, poesia e conversas sobre a escrevivência de mulheres negras, com Ana dos Santos, Lilian Rocha e Negra Jaque.
O Mercado das Histórias Sulgás recebe contações de histórias com obras de Kiusam de Oliveira e Rogério Andrade Barbosa, além de rodas de conversa e apresentações culturais.
Outros espaços, como o Farol Santander e o Território dos Parceiros, abrigam performances, capoeira, teatro, danças afro e o Sarau Encantos Negros, com o Coletivo de Escritores Negros (CEN).
Entre as atrações da tarde e noite estão a mesa-redonda Raízes e horizontes: mulheres negras imigrantes em diálogo, na Biblioteca Pública do Estado; e o painel Tição, o racismo ainda está aqui, com Jeanice Ramos, Nereidy Alves, Shirlei Sena, Edilson Amaral Nabarro e Emílio Chagas, no Mercado das Histórias Sulgás.
Encerrando a programação, o coletivo Poetas Vivos apresenta o bate-papo/performance O slam, o movimento do rap e as possibilidades que a arte nos traz, às 19h, no Espaço Jovem Banrisul.
Com atividades para públicos infantil, juvenil e adulto, o Ciclo Preto Sou reafirma o compromisso da Feira do Livro de Porto Alegre com a diversidade e o protagonismo das vozes negras na literatura e na cultura brasileira.
Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre
O evento é realizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro e ocorrerá entre os dias 31 de outubro e 16 de novembro. A patrona desta edição é a escritora Martha Medeiros. A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre é apresentada pela Petrobras, patrocinadora oficial do Teatro Carlos Urbim, conta com o patrocínio Master do Banrisul, banco oficial da Feira do Livro e do Grupo Zaffari. Patrocínio de Gerdau, Ceee Equatorial, Vero, Caixa e Sulgás. Apoio Especial da Prefeitura de Porto Alegre, SZ Working, Senado Federal e Sebrae. Parceiros de tecnologia: RL Net e Procempa. Financiamento: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Media Partners: Eletromidia. Apoio Cultural: Banco dos Livros, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Embaixada da Noruega, NORLA, Instituto Cervantes, Imersiva, Panvel, Versa, Kodex, Master Hotéis, Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Assembleia Legislativa do RS, Mastercard, Sesc, Prefeitura de Guaíba. Apoio institucional: Feevale, Summit, Bibliex e Aliança Francesa. Espaço cedido: Clube do Comércio.
Voltar Todas de Feira do Livro