Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Movimentos sociais e partidos políticos realizam ato em defesa da democracia em Brasília

Compartilhe esta notícia:

Manifestantes criticaram o que classificam como uma “tentativa de golpe de Estado”

Foto: CUT-DF/Divulgação
Manifestantes criticaram o que classificam como uma “tentativa de golpe de Estado”. (Foto: CUT-DF/Divulgação)

Movimentos sociais e partidos políticos realizaram neste domingo (7) um ato em defesa da democracia em Brasília. A manifestação ocorreu em um trecho do Eixo Rodoviário Norte, na véspera do evento que o governo federal organizou para marcar um ano dos  ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

Batizado de “Ato em Defesa da Democracia – Sem Anistia Para Golpistas”, a mobilização foi promovida por entidades como a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e partidos de esquerda (PCdoB, PDT, PSB, PSOL, PT, PV e Rede). A adesão ao ato ficou abaixo da expectativa dos organizadores.

Além de criticarem o que classificam como uma “tentativa de golpe de Estado” e pedirem punição aos principais envolvidos na invasão e depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF (Supremo Tribunal Federal), os participantes do ato se manifestaram em defesa do serviço público e contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 32/2020, que propõe mudanças nas regras do serviço público, incluindo eventuais restrições à estabilidade empregatícia.

Também houve menções contra a ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza e críticas a vereadores paulistanos que planejam instaurar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a atuação do padre Júlio Lancelotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo.

Segundo o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, o principal objetivo do ato foi relembrar o que aconteceu na Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 para, a partir da reflexão, “fortalecer a democracia” e tentar impedir que eventos semelhantes voltem a ocorrer.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Homem é preso por importunação sexual contra adolescente dentro de ônibus no interior do Rio Grande do Sul
Corpo de Zagallo foi velado na sede da CBF ao lado de sua estátua de cera e das taças de Copa do Mundo
https://www.osul.com.br/movimentos-sociais-e-partidos-politicos-realizam-ato-em-defesa-da-democracia-em-brasilia/ Movimentos sociais e partidos políticos realizam ato em defesa da democracia em Brasília 2024-01-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar