Domingo, 15 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral MP solicita que bares e casas noturnas da Cidade Baixa fechem mais cedo

Compartilhe esta notícia:

Atividade boêmia têm sido acompanhada de excessos que afetam negativamente a região. (Foto: Joel Vargas/PMPA)

A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, do Ministério Público (MP), ajuizou uma ação contra a prefeitura de Porto Alegre, solicitando a suspensão de novas licenças para bares e casas noturnas no bairro Cidade Baixa sem que sejam feitos estudos prévios de Impacto de Vizinhança. A multa, em caso de descumprimento, é de R$50 mil por licença concedida.

Além disso, o MP exige a implementação do Comitê Gestor para o Bairro Cidade Baixa, “com o objetivo de assegurar participação social nos processos decisórios envolvendo a implantação de atividades de entretenimento noturno no bairro”. A instituição pede a elaboração de um plano de implantação da Área de Animação, que discipline e avalie os impactos das atividades de entretenimento noturno. O prazo é de 180 dias sob pena de multa diária de R$10 mil, em caso de descumprimento.

“A ação é para qualificar o planejamento ambiental e urbanístico do bairro. Desde 2012, por decreto, várias medidas foram produzindo a desregulamentação. Se ampliou o horário, e as autorizações para várias casas noturnas são dadas sem consideração sobre o todo. Além disso, não foi criado o comitê gestor, para que a comunidade possa ser ouvida. É preciso planejar e implementar de maneira qualificada esse polo gastronômico, com participação dos moradores, dos comerciantes e da própria prefeitura. Hoje, não existe essa instância permanente que pense sobre o bairro” citou a promotora Annelise Monteiro Steigleder.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Superintendente do Ibama no Pará é exonerado após declaração contrária aos fiscais do órgão
Suspeita de bomba obriga evacuação de três pisos do hotel Marriott em Lisboa
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar