Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 11 de março de 2020
Uma americana foi presa nesta sexta-feira, 6, após a polícia de Terrebonne Parish, no estado americano da Louisiana, perceber que os 5 mil dólares (cerca de 23 mil reais) que ela usou para pagar a fiança de um detento tinham “um forte odor de maconha”.
Após sentir o cheiro suspeito do dinheiro entregue por Stormy Lynn Parfait, 33, os policiais decidiram investigar seu carro. Nele, um detetive encontrou cerca de 40 mil dólares, 100 comprimidos de clonazepam e um cartão de benefícios sociais que não estava em seu nome.
Na casa de Parfait, os policiais encontraram centenas de outros comprimidos, além de maconha, cocaína, balanças de precisão e equipamento para embalar drogas. Quatro crianças estavam na casa, posteriormente entregues a um parente de Stormy.
Ela foi presa — sem direito a fiança — por múltiplas acusações ligadas ao contrabando e distribuição de drogas e está na prisão de Terrebonne Parish.
Sobre a maconha
A maconha (Cannabis sativa) é, sem dúvidas, uma das drogas mais polêmicas da atualidade. Isso se deve ao fato de que, apesar de ter uso recreativo e apresentar danos ao organismo, essa planta possui componentes que apresentam importância medicinal, sendo, portanto, uma planta que merece atenção.
A maconha é uma planta da família Moraceae muito utilizada em todo o planeta, sendo considerada a droga ilícita mais utilizada no mundo. Seu consumo, quando comparada com outras drogas permitidas, perde apenas para o álcool e cigarro.
A principal forma de administração da maconha é a inalação (fumada), método que leva a um efeito rápido no organismo. Estima-se que em cerca de meia hora a maconha atinja seus níveis máximos no sangue do usuário. Além da inalação, muitas pessoas fazem uso da maconha, ingerindo-a.
A maconha é uma planta rica em diferentes substâncias químicas, apresentando, algumas delas, propriedades medicinais e também efeitos psicotrópicos, ou seja, que causam efeitos no nosso sistema nervoso central. Estima-se que a maconha possua mais de 400 componentes, sendo 60 deles conhecidos como canabinoides, que são os compostos psicoativos dessa planta.
Apesar dos canabinoides serem importantes por apresentarem propriedades terapêuticas, esses apresentam muitos problemas por estarem também relacionados com efeitos psicotrópicos. O uso de canabinoides pode gerar efeitos colaterais como alterações na memória, depressão e euforia, por exemplo. No seguinte quadro, temos algumas aplicações terapêuticas dos canabinoides.