Sábado, 26 de setembro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Mulher que ateou fogo à filha adolescente é alvo de prisão preventiva em Rio Grande; vítima permanece em estado grave

Compartilhe esta notícia:

Ataque teria sido cometido por motivo fútil, envolvendo troco de compras. (Foto: Magnific)

A Justiça gaúcha decretou a prisão preventiva de uma mulher de 19 anos, investigada por atear fogo à própria filha, de 12, no município de Rio Grande (Litoral Sul). Conforme denúncia formulada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o ataque foi cometido no início da noite de quarta-feira (23) e a vítima permanece em estado grave.

Durante audiência de custódia, o promotor Marcelo Nahuys Thormann pediu a homologação da prisão em flagrante e a conversão da medida em preventiva, destacando a gravidade da conduta, a vulnerabilidade da adolescente e o risco à sua integridade física e psicológica caso a mãe fosse libertada. Os argumentos convenceram o juiz.

A garota estava com o corpo em chamas da cintura para cima quando foi encontrada no banheiro de casa (no bairro Profilurb) pelo tio, que usou sua jaqueta para abafar o fogo. Ela sofreu queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus em diferentes partes do corpo, incluindo lesões em vias aéreas.

Atendida em uma unidade de pronto atendimento, a vítima precisou de transferência para a Santa Casa local devido ao agravamento do quadro. Desde então, permanece intubada em unidade de terapia intensiva (UTI).

Além da decretação da prisão preventiva, a Justiça também atendeu pedido do MPRS e determinou o encaminhamento de ofício ao Conselho Tutelar para avaliação da situação dos outros filhos da investigada e da eventual necessidade de medidas de proteção.

A Polícia Civil trata o caso, preliminarmente, como tentativa de homicídio. Já a Promotoria de Justiça Criminal de Rio Grande aguarda a conclusão do inquérito para dar início ao processo penal.

Conforme relato dos irmãos (todos mais novos e que testemunharam o incidente) e da própria garota ao receber atendimento na UPA, por volta das 18h a mulher jogou álcool sobre o corpo da filha e ateou fogo. O motivo teria sido a irritação com o fato de a menina ter gasto parte do troco resultante de compras que havia feito em um mercado, a pedido da mãe.

O crime permanece sob apuração. Em busca de mais elementos capazes de ampliar o entendimento da dinâmica que envolveu o fato, os investigadores têm analisado depoimentos, imagens de câmeras e possíveis registros de incidentes anteriores, dentre outros itens. As informações são do site mprs.mp.br.

Capital

Em Porto Alegre, a mulher que atraiu para sua casa e matou uma jovem grávida de 9 meses, para ficar com o bebê, será mesmo levada a júri popular, em data a definir. A decisão é da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), que negou por unanimidade um recurso da defesa. As denúncias abrangem homicídio qualificado, aborto, ocultação de cadáver e parto alheio como próprio.

A promotora de Justiça Lúcia Helena Callegari, autora da denúncia, fará a acusação em plenário. Conforme denúncia apresentada pelo MPRS em novembro de 2024, o crime foi cometido em 14 de outubro de 2024, no bairro Mario Quintana (Zona Leste).

Paula Janaína Ferreira Melo, 25 anos, foi assassinada com golpes na cabeça e teve retirada de seu ventre a criança, que não resistiu. A autora foi presa após levar o bebê, já sem vida, a um hospital da Capital, na tentativa de simular ter dado à luz.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Taxa de desemprego entre os gaúchos permanece em 4,2% no segundo trimestre
Professor é denunciado à Justiça por importunação sexual de adolescentes em escola no Vale do Sinos
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x