Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Mulheres alertam para golpe de falso investidor financeiro que se aproxima através de aplicativos de relacionamento

Compartilhe esta notícia:

Golpista se aproxima das vítimas por meio de aplicativos de relacionamento ou de redes sociais. (Foto: Reprodução)

Um grupo de mulheres se reuniu para alertar outras pessoas sobre um golpe do falso investidor que se aproxima das vítimas por meio de aplicativos de relacionamento ou de redes sociais. Uma delas mantém ativo o perfil no Instagram “golpista danilo s melo”, em que expõe os relatos, fotos e informações a respeito do mesmo homem que já teria enganado cerca de dez mulheres, principalmente no Estado de São Paulo, desde 2019.

O caso mais recente conhecido ocorreu em Balneário Camboriú (SC), quando ele foi levado para a Central de Plantão Policial. No entanto, de acordo com a Polícia Civil de Santa Catarina, o delegado plantonista afirmou não haver condições para efetuar prisão em flagrante e, consequentemente, o suspeito foi liberado após prestar depoimento. A vítima e testemunhas também foram ouvidas e, ainda segundo a corporação, todo material relacionado ao caso foi encaminhado para a comarca para instauração de inquérito policial. Em nota, a Polícia Civil disse que, se necessário, novas investigações serão realizadas.

De cinco mulheres que se relacionaram o suspeito pela prática de estelionato, para quatro delas ele se apresentou como Danilo de Souza Melo, de 32 anos, diretor da XP Investimentos. A empresa, contudo, afirmou que este homem nunca fez parte de seu quadro de funcionários. De acordo com as vítimas, Danilo até mesmo oferece vagas de emprego na investidora, além de mostrar interesse nas finanças pessoais delas e dizer que aplicará suas economias em um fundo de investimentos com boa rentabilidade.

“Ele acredita na própria mentira dele”, ressaltou uma das vítimas. “Por falar muito abertamente de dinheiro e dos milhões que ele teria, a gente se sente até mal, então quer mostrar pra ele que não, que você trabalha, que não está com ele por dinheiro, e aí acaba dando mais informação do que deveria, principalmente para uma pessoa desconhecida.”

A histórias contadas por elas possuem diversos pontos em comum, como a passagem dele por Portugal. Uma das mulheres, que vive em Lisboa, disse ter conhecido o Danilo através de um aplicativo de relacionamento no final de 2018. Os demais casos, ocorridos no estado de São Paulo, ocorreram posteriormente. Os namoros costumam durar entre um e três meses.

“Aparentava uma pessoa normal, era simpático, sabia conversar de todos os assuntos. Ele contou que tinha se divorciado há pouco tempo (verdade), e que tinha vindo pra cá viver uma experiência diferente. As histórias – que depois descobrimos que eram mentiras – isoladamente não pareciam nada demais. Mas quando fomos juntando as peças, percebemos que o número de mentiras era grande!”, contou a moradora de Lisboa, para quem ele dizia fazer pós em mercado financeiro. Até então, ele não teria se identificado como funcionário da XP.

Entre as informações que Danilo conta e que são tidas como falsas pelas vítimas estão assuntos familiares, como um suposto câncer terminal que a mãe dele teria tido, o que justificaria seus afastamentos.

Outro ponto em comum relatado pelas vítimas é o uso por roupas de grife e preferência por restaurantes caros. Uma delas, com quem se relacionou no primeiro semestre de 2020, afirmou que ele dizia não possuir conta bancária no Brasil por ter voltado de Portugal fazia pouco tempo e, por isso, pedia que ela sacasse dinheiro para pagar suas despesas, com a promessa de que lhe pagaria depois. No entanto, segundo ela, isso não aconteceu e acabou perdendo R$ 22 mil.

Outra vítima, que disse ter saído com o Danilo por três meses no início de 2020, explicou que, por ter ficado desempregada naquela época, acabou lhe entregando sua carteira de trabalho quando ele ofereceu uma vaga na XP, que depois ela descobriu fazer parte da farsa.

Ela afirmou ainda ter emprestado a ele R$ 1,6 mil, que não teriam sido recuperados, e que o apartamento aonde ela foi como se fosse dele na verdade era a residência de outra mulher com quem ele vinha se relacionando.

Além disso, em um encontro com a vítima e a família dela, o suspeito demonstrou interesse em comprar uma Mercedes e pediu indicação de concessionária para o pai da moça. A partir do momento em que a loja começou a reclamar do envio de comprovantes falsos de pagamento, nasceram as suspeitas de que havia algo errado.

Também faz parte dos alertas das mulheres que os golpes podem ser direcionados para amigos homens, em geral relacionados a viagens, a quem ele prometeria passagens mais baratas ou compra de dólar ou euro por um valor mais baixo que casas de câmbio.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Brasil ultrapassa Reino Unido em mortes decorrentes do coronavírus por milhão de habitantes
Quase 32 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose de vacina contra o coronavírus
https://www.osul.com.br/mulheres-alertam-para-golpe-de-falso-investidor-financeiro-que-se-aproxima-atraves-de-aplicativos-de-relacionamento/ Mulheres alertam para golpe de falso investidor financeiro que se aproxima através de aplicativos de relacionamento 2021-05-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar