Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Municípios registram danos após chuvas intensas no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Ao todo, 17 localidades registraram danos em razão das fortes chuvas.

Foto: Foto: Prefeitura de Camaquã/RS
Ao todo, 17 localidades registraram danos em razão das fortes chuvas. (Foto: Prefeitura de Camaquã/RS)

As tempestades das últimas horas seguem causando transtornos no Rio Grande do Sul. Conforme dados da Defesa Civil, emitidos nesta quarta-feira (10), 17 municípios registraram danos em razão das fortes chuvas que ultrapassaram os 300 milímetros em Amaral Ferrador, na Região Sul do Estado, desde a última segunda-feira (8).

A cidade, que conta com pouco mais de 5.300 habitantes conforme o Censo 2022, teve ponte levada pela força da água, acessos bloqueados na ERS-354 e estradas com dificuldades de tráfego até o município de Dom Feliciano. As aulas foram suspensas nesta quarta e não tem previsão de retorno. A prefeitura informou que irá decretar situação de emergência.

Camaquã, distante 70 km de Amaral Ferrador, acumulou 250 milímetros de chuva no período e 17 pessoas precisaram ser retiradas de suas casas pelo avanço da água. A prefeitura decretou situação de emergência.

Municípios atingidos nas últimas horas

1. Amaral Ferrador: água entrando em algumas residências em área urbana do município.
2. Arroio do Padre: transito interrompido em algumas estradas na área rural do município.
3. Arroio Grande: o desabamento de um galpão, atingindo duas residências, dois carros, um trator e uma motocicleta.
4. Arvorezinha: bloqueio da estrada municipal de Linha Bugre devido a deslizamento.
5. Bom Retiro do Sul: devido a intensidade das chuvas, houve danos no muro entre o pátio de uma escola e o prédio da sociedade União, Defesa Civil Municipal e Secretaria de Obras já atuam no local para mitigar riscos e resolver a situação.
6. Camaquã: alagamentos em diversos pontos da cidade, diversas casas atingidas, equipes da prefeitura nos locais mais atingidos, famílias serão removidas para local seguro, maior preocupação no bairro Getúlio Vargas, devido a sanga do passinho que está em elevação.
7. Capão do Leão: alagamento no bairro jardim américa no loteamento zona sul, área urbana do município, 12 (doze) residências foram afetadas pelas águas.
8. Morro Redondo: danos em cinco pontes, interditadas em razão da força d’água, sem interrupção de acessos.
9. Osório: alagamentos em diversos pontos da cidade na área central, mas constatado a diminuição dos níveis da água. Realizado o monitoramento presencial, constatados danos em veículos, sem dados humanos e serviços essenciais.
10. Pelotas: danos em algumas residências gerando atendimento por parte da Defesa Civil municipal. Foram atingidas pelas águas algumas residências do bairro Dunas, bem como também, houve quedas de árvores e alguns postes que caíram pela ação do vento. Houve também o desabamento do antigo colégio Medianeira no Círculo Operário, que caiu uma parede.
11. Rio Grande: postes caídos. A COMPDEC acionou a concessionária responsável pela energia elétrica e equipes da prefeitura e corpo de bombeiros no atendimento das ocorrências.
12. Santa Clara do Sul: bloqueio parcial da Estrada Geral de Alto Arroio Alegre.
13. São Lourenço do Sul: uma casa foi atingida pela suba do Arroio São Lourenço, morador foi encaminhado a abrigo.
14. Sapucaia do Sul: desbarrancamento em encosta adjacente a residência, atingindo pátio vizinho, queda de muro associada a movimento de massa, queda de árvore em via pública, rompimento de galerias pluviais e pontos de alagamento em escolas municipais. Cinco pessoas necessitaram de atendimento médico.
15. Sentinela do Sul: o nível do arroio está elevado, alagamentos em diversos pontos da cidade, algumas casas atingidas.
16. Tapes: danos em uma cobertura de um ponto comercial, devido a força do vento.
17. Turuçu: alagamentos em diversos pontos da cidade e falta de energia elétrica em grande parte do município.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Senado deve votar projeto da Dosimetria na próxima semana
Benefício de dezembro do Bolsa Família começa a ser pago para mais de 500 mil famílias gaúchas
https://www.osul.com.br/municipios-registram-danos-apos-chuvas-intensas-no-rio-grande-do-sul-2/ Municípios registram danos após chuvas intensas no Rio Grande do Sul 2025-12-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar