Terça-feira, 11 de Agosto de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
21°
Fair

Dicas de O Sul Museu da PUCRS lança a exposição Marcas da Evolução nesta quarta-feira

Compartilhe esta notícia:

Projeto é resultado da parceria entre MCT-PUCRS e museu universitário do Reino Unido (Foto: Divulgação MCT)

Com evento aberto ao público nesta quarta-feira (29), o MCT-PUCRS ( Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS), em parceria com o GNM: Hancock (Great North Museum), da Newcastle University, na Inglaterra, promove o lançamento da exposição Marcas da Evolução. A abertura oficial tem entrada franca e ocorre às 15h, no segundo pavimento do MCT, prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Após o evento de lançamento, será necessário adquirir ingresso de entrada no Museu para visitar a exposição. O MCT funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.

Partindo da construção de uma árvore filogenética, uma grande “árvore da vida”, a exposição apresenta uma visão contemporânea sobre a evolução dos seres vivos, destacando modificações surgidas ao longo do processo evolutivo que, a partir da seleção natural, permitiu que tais grupos se constituíssem.

Exemplares das coleções científicas do Museu, imagens, modelos tridimensionais e esqueletos simulam a diversidade de seres vivos e possibilitam aos visitantes comparar características morfológicas para uma melhor percepção de ancestralidade entre determinados seres vivos, comprovando assim as marcas da evolução.

Marcas da Evolução surgiu a partir das coleções científicas do MCT-PUCRS e do GNM, e segue a tendência de popularização do acervo, antes restrito apenas aos pesquisadores. A mostra utiliza espécimes preservados para explicar um tema fundamental à Biologia: a evolução.

A exposição teve como embrião o projeto The Use of Museums Scientific Collections for Teaching Evolution and Understanding of Environmental Changes from the Ecomuseological Perspective, coordenado por ambas as instituições, selecionado peloBritish Council Brasil com financiamento do Newton Fund, um dos mais importantes fundos britânicos de financiamento e fomento de pesquisa e inovação do Reino Unido. A parceria integra as atividades de ensino, pesquisa e extensão das universidades, a fim de que atuem junto à comunidade acadêmica e ao público externo.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Brasil enfrenta Paraguai pelas eliminatórias da Copa do Mundo com Neymar como capitão
Vale do Caí ganha campanha exclusiva de projeto científico internacional
Deixe seu comentário
Pode te interessar