Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Museu mostra desenhos de Di Cavalcanti para obra de Villa-Lobos

Compartilhe esta notícia:

Em comemoração aos cem anos da criação do bailado de carnaval das crianças pelo maestro Heitor Villa Lobos, a exposição “O carnaval das Crianças e outros carnavais no MNBA”, apresenta cerca de 50 obras sobre a representação do carnaval no acervo do Museu Nacional de Belas Artes (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Por Agência Brasil

Estudos do artista Di Cavalcanti para figurino e cenário de ballet infantil musicado pelo compositor Heitor Villa-Lobos são o destaque da exposição Carnaval das Crianças e outros carnavais, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no centro do Rio de Janeiro.

Há cem anos, Villa-Lobos compôs “Carnaval das Crianças”, um conjunto de oito peças para piano que rememoravam a infância do artista em cordões no início do século 20. A ideia era fazer uma grande produção e conquistar a França, mas a apresentação não saiu do papel.

A obra musical valorizava elementos da cultura nacional. O momento era de desvincular o Brasil do gosto e da estética eurocêntricos, quando nasce o modernismo no país. Di Cavalcanti, um dos expoentes do movimento, foi escalado, então, por Villa-Lobos, para o produzir o figurino e o cenário do ballet. Estão entre os estudos em exibição o Diabinho, o Trapeirozinho e o Mascarado Mignon, personagens do carnaval dos anos 1900.

Uma das preocupações de Villas-Lobos era a educação musical das crianças, com objetivo de influenciar “a consciência musical brasileira”. Ele dedicou duas décadas a este trabalho e é um dos responsáveis pela inclusão da música em currículos escolares. Já na década de 1930, em pleno modernismo, desenvolveu programa inspirado no cancioneiro infantil.A mostra do museu está dividida em três etapas, explica uma das curadoras, Simone Bibian. “O primeiro núcleo faz a contextualização do carnaval, com várias obras de artistas ilustrando o carnaval de rua e o antigo; no segundo, a gente tem a coleção dos desenhos de Di Cavalcanti e, no terceiro, temos a [transição da] infância (no século 20)”, disse.

O Carnaval das Crianças trata também da própria infância no Brasil, na visão dos artistas plásticos. No início do século, representada como inocente e pura -– embora moldada por castigos físicos – a criança passa a ser retratada, já no fim do período, de forma mais independente e participativa no processo de ensino e aprendizagem.

Da exposição no MNBA constam ainda referências de artistas brasileiros e estrangeiros sobre a a folia momesca. Estão em exibição hábitos antigos, como as brincadeiras, quando foliões lançavam ovos, água e farinha uns nos outros, por exemplo.

A exposição fica em cartaz até 29 de junho, na Sala Clarival Valadares.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Brasil tem 132 ruas, avenidas, praças e viadutos chamados 31 de Março
Domingo será de tempo fechado e pancadas de chuvas em todo RS
https://www.osul.com.br/museu-mostra-desenhos-de-di-cavalcanti-para-obra-de-villa-lobos/ Museu mostra desenhos de Di Cavalcanti para obra de Villa-Lobos 2019-03-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar