Sábado, 02 de julho de 2022

Porto Alegre
Porto Alegre
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Música Musical aborda a Revolução Federalista de 1893

Compartilhe esta notícia:

O espetáculo trata de Gumercindo Saraiva, um dos personagens mais interessantes da Revolução Federalista. (foto: divulgação)

“A Guerra Civil de Gumercindo Saraiva”, musical escrito e dirigido por Julio Zanotta, estreia nesta quinta-feira (15), às 20h. A peça será encenada na Sala do Acervo do Museu do Trabalho (Andradas, 230), entre as máquinas antigas, ferramentas, peças manufaturadas e artefatos rústicos. O musical é uma ficção histórica sobre a saga de um dos personagens mais singulares e polêmicos da guerra civil mais violenta do Brasil – a Revolução Federalista de 1893.

Julio Zanotta também é autor das letras das 17 canções executadas ao vivo, compostas por Henrique Pasqual, também diretor musical, Henrique Müller e Jonas Dornelles, e interpretadas por Cibele Blanco. Durante cinco anos, Julio Zanotta pesquisou a violenta epopeia de Gumercindo Saraiva, antes de escrevê-la na forma de uma peça de teatro. Viajou ao cenário dos acontecimentos, vasculhou sebos e livrarias de Montevidéu e Buenos Aires e esteve em contato com historiadores e especialistas na vida do personagem histórico.

A Guerra da Degola, como também é conhecida a Revolução Federalista de 1893, foi um conflito bárbaro e sangrento do sul do País: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

SERVIÇO
Musical “A Guerra Civil de Gumercindo Saraiva”
De Julio Zanotta
Quinta-feira (15), às 20h
Sala do Acervo do Museu do Trabalho (Andradas, 230)
Ingresso: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Música

Izabel Goulart não descuida do físico durante viagem ao Marrocos
Maestro Tasso Bangel e Camerata Pampeana apresentam-se na Casa de Cultura Mario Quintana
Deixe seu comentário
Pode te interessar