Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Mutirão de final de semana transforma praça na Cavalhada

Compartilhe esta notícia:

Com foco no desenvolvimento sustentável das comunidades, o projeto visa reconectar as pessoas aos espaços públicos e estimular a convivência entre vizinhos.

O sonho da comunidade que mora em torno da Praça Alba Carvalho Degrazia, na Cavalhada, tornou-se realidade neste final de semana. Cerca de 170 voluntários trabalharam intensamente durante todo o dia 5 e 6 de dezembro para transformar o espaço público de 5,8 mil metros quadrados naquele lugar que desejam. Limpeza, jardinagem, pintura, instalação de mobiliários urbanos, recantos, churrasqueira, brinquedos e, até mesmo um caminho para dar acessibilidade a cadeirantes, mobilizaram a população nesta construção coletiva. Trata-se do projeto da empresa Vivo, com foco na sustentabilidade, o GVT na Praça.

Entre aqueles que mais comemoraram as mudanças estão os responsáveis pela Creche Casa de Nazaré, que atende 500 crianças e jovens de 0 a 18 anos, com sede na Vila Nossa Senhora das Graças. “A importância deste projeto é o fazer junto, porque a partir daí valoriza a praça e torna cada um responsável para dar continuidade aos cuidados com o lugar. Aprendemos a construir, a planejar, a organizar o que queremos”, diz Daniel Vicente de Oliveira, educador social, que trabalha na creche há 7 anos. Daniel utiliza a praça para atividades recreativas com as crianças.

“Estou emocionada, este projeto deu vida a uma comunidade que estava desesperançada. O que está sendo feito aqui não é o sonho de uma empresa, é o nosso sonho”, comemora a líder comunitária Jurema Barbosa Silveira, que há 24 é representante no Orçamento Participativo. Ela lembra que a praça chegou a estar por um tempo abandonada e que o lixo é um problema constante.

“Nesta praça de Porto Alegre, um diferencial foi o contexto de diversidade de tipos de uso do local. Temos as crianças da creche, que utilizam o espaço como quintal de casa, há de um lado os moradores dos condomínios e de outro os das casas e ainda há o comércio. Houve um envolvimento interessante e tornou o processo de criação muito rico, de forma que atendesse a todos”, Flávia Ramos, do Instituo Elos.

“Como empresa de telecom, proporcionamos conexão no mundo digital e, com projetos como este, vamos além, estimulando a qualidade de vida e o convivio mais harmônico entre pessoas que moram ou trabalham próximas”, explica a diretora de Gestão Responsável e Sustentável da Telefônica Vivo, Heloisa Genish.

O GVT na Praça é uma parceria da Vivo com o Instituto Elos, especializado em tecnologias sociais de mobilização comunitária, que iniciou há um mês os trabalhos com os moradores do entorno da praça, avaliando necessidades, possibilidades de melhorias e sonhos do coletivo. A prefeitura de Porto Alegre também foi envolvida no projeto. Com este mutirão na capital gaúcha, encerram-se as atividades do projeto no ano de 2015.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Pequim emite alerta vermelho por poluição pela primeira vez
Mercado financeiro aumenta novamente estimativa de inflação e de queda do PIB para este ano
https://www.osul.com.br/mutirao-de-final-de-semana-transforma-praca-na-cavalhada/ Mutirão de final de semana transforma praça na Cavalhada 2015-12-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar