Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Mutirão garante 1º lugar ao TJ-RS no julgamento de presos provisório

Compartilhe esta notícia:

Resultado foi divulgado pela ministra Carmem Lúcia durante reunião com presidentes de TJs. (Foto: Rosinei Coutinho/STF)

O TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) alcançou o melhor desempenho nacional no último trimestre referente ao julgamento de processos de presos provisórios. O anúncio foi feito pela Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, durante reunião com Presidentes de TJs. O Chefe do Poder Judiciário gaúcho, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, participou do encontro realizado em Brasília.

De acordo com o levantamento, em 17 de janeiro o TJ-RS tinha 19.162 presos provisórios aguardando julgamento. Três meses depois, em 20 de abril, 18.691 processos deste montante foram apreciados, representando um índice de 97,5%, número que garantiu o primeiro lugar ao Judiciário Gaúcho.

Conforme Difini, estes números foram proporcionados pelo Projeto de Verificação de Andamento Processual das Prisões Cautelares, iniciativa promovida pela Corregedoria-Geral da Justiça, a partir de manifestações da Ministra Cármen Lúcia, em janeiro deste ano, no sentido de promover um mutirão dos TJs para analisar processos de presos. Na época da solicitação encaminhada pela Ministra, a Corregedoria-Geral da Justiça encaminhou ofício a todos os juízes com competência criminal no Estado, iniciativa que acabou trazendo resultados.

Durante a reunião, também foi debatida a ampliação do processo eletrônico e assuntos como a priorização da primeira instância e o esforço concentrado para julgar recursos criminais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, assume pasta de Relações Institucionais
Em 10 anos, Brasil ganha mais de 1 milhão de famílias formadas por mães solteiras
https://www.osul.com.br/mutirao-garante-1o-lugar-ao-tj-rs-no-julgamento-de-presos-provisorio/ Mutirão garante 1º lugar ao TJ-RS no julgamento de presos provisório 2017-05-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar