Segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Na busca da sustentabilidade hídrica, Movimento Água 360° é lançado no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Vice-governador destacou que o Estado não está de braços cruzados diante das mudanças climáticas e questões ambientais

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Vice-governador destacou que o Estado não está de braços cruzados diante das mudanças climáticas e questões ambientais. (Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini)

O governo do RS, por meio da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), lançou na tarde de terça-feira (26), no Palácio Piratini, o movimento Água 360°. Segundo o Executivo, o movimento busca ir além do saneamento e trabalhar em soluções ambientais para alcançar a sustentabilidade hídrica e promover a conscientização sobre os cuidados com a água.

O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior destacou que o Estado não está de braços cruzados diante das mudanças climáticas e das questões ambientais, e que o Água 360° é uma das iniciativas que demonstram esse cuidado. “Temos o dever de formular políticas e agir para conter os efeitos adversos das mudanças climáticas, que geram prejuízos à vida e à toda atividade humana. E devemos colocar em prática essas ações, aqui e agora, sem esperar pelo amanhã”, afirmou.

Diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti lembrou que o aspecto ambiental é parte central da missão da companhia. “Entre os nossos desafios, está a necessidade de sensibilização e mobilização por esse tema, e o movimento Água 360° traz dois conceitos importantes para isso: o entendimento do ciclo da água e o engajamento coletivo. Com esse reposicionamento, a Corsan vai além de água e saneamento e passa a oferecer também soluções ambientais”, enfatizou.

A partir de ações que envolvem tecnologia, inovação e a participação da sociedade, o movimento Água 360° foi estruturado em quatro eixos: Cuidado 360°, Educação 360°, Turismo 360° e Serviços 360°. Durante o evento de apresentação da iniciativa, foi exibido um vídeo com ações que já estão em curso em diferentes regiões do Estado e orientações para que prefeitos, empresas, universidades e a comunidade em geral se engajem no movimento.

A secretária de Comunicação, Tânia Moreira, destacou a importância da informação para que o objetivo da campanha possa ter o maior alcance possível. “Estamos aqui falando do futuro do nosso planeta, um futuro que depende de cada um de nós. Por isso este movimento traz um desafio grande para a comunicação, que é o de informar com clareza e assim fazer com que todos participem desta campanha. É uma questão de qualidade de vida e do futuro das próximas gerações”, disse.

O secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, afirmou que o Água 360° é o tipo de iniciativa essencial para o desenvolvimento sustentável. “É uma visão multidimensional sobre a importância da conservação da água, da segurança hídrica, da transformação cultural por meio da educação ambiental e da modernização de processos através da inovação e de tecnologia”, acrescentou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Governo gaúcho decide nesta quarta-feira sobre o retorno obrigatório das aulas presenciais no Estado
Imigrantes terão auxílio de mediadores interculturais nos serviços de saúde em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar