Domingo, 03 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Na China, há uma lei para reduzir a pressão das tarefas escolares sobre os estudantes

Compartilhe esta notícia:

Nos últimos meses, o governo aprovou diversas regras com a meta de combater atividades que considera prejudiciais ao desenvolvimento infantil. (Foto: Reprodução)

A China promulgou uma lei que limita as tarefas e cursos extracurriculares, uma iniciativa que tem o objetivo de reduzir a grande pressão sofrida pelos alunos, informou a imprensa estatal.

Nos últimos meses, o governo aprovou diversas regras com a meta de combater atividades que considera prejudiciais ao desenvolvimento infantil.

Pequim já havia proibido os menores de idade de jogar videogames por mais de três horas semanais para combater o que considera uma dependência. Também reduziu drasticamente a possibilidade de aulas particulares e de reforço.

Nas últimas semanas, o governo também adotou mais medidas ideológicas contra a ‘idolatria das celebridades”, em particular no que diz respeito a programas de televisão com a participação de artistas que o regime considera “vulgares” e “afeminados”.

A partir de agora, as autoridades locais devem “fortalecer a supervisão para reduzir a carga dos alunos em termos de tarefas e cursos extracurriculares”, destacou a agência oficial Xinhua, em referência à lei aprovada neste sábado pelo Parlamento.

“Os pais devem distribuir de maneira razoável o tempo dedicado aos estudos, descanso, entretenimento e atividade física dos menores de idade para não sobrecarregar o aprendizado e evitar qualquer dependência da internet”, afirma o texto.

A lei, que recebeu o nome de “promoção da educação familiar”, entrará em vigor em 1º de janeiro 2022.

Vestibular pesado

O sistema escolar da China é muito seletivo. Os chineses se preparam desde a infância para passar, aos 18 anos, na prova de acesso às universidades, que determina se o estudante está em condições ter acesso ao Ensino Superior e em qual estabelecimento.

Neste contexto, muitos pais gastam verdadeiras fortunas para matricular os filhos nas melhores escolas ou providenciam aulas particulares, o que afeta suas finanças e a saúde dos menores de idade.

Com o envelhecimento da população, efeito colateral de décadas de políticas muito restritivas sobre o controle da natalidade, a China tenta agora reverter a tendência e permite que os casais tenham até três filhos.

Mas os custos vinculados à educação provocam dúvidas entre os pais e o governo tenta, com as novas leis para reduzir a carga escolar em vários aspectos, estimular o aumento da taxa de natalidade.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Parte da carne do Brasil enviada à China segue parada em portos após 7 semanas de suspensão do comércio
Teste com míssil hipersônico dos Estados Unidos falha
Pode te interessar