Sábado, 10 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 10 de maio de 2025
Pontífice (foto) ressaltou importância de "continuar a jornada" de seu antecessor
Foto: ReproduçãoO Papa Leão XIV sinalizou neste sábado (10) que pretende dar continuidade à visão e às reformas do Papa Francisco. Durante o primeiro encontro do pontífice americano com todos os cardeais, ele ressaltou que seu antecessor deixou um “legado precioso”, que deve ser levado adiante.
“Vamos assumir este legado precioso e continuar a jornada”, afirmou.
Ele citou o foco de Francisco em “um diálogo corajoso e confiante com o mundo contemporâneo em seus diversos componentes e realidades.”
Veja outros destaques:
ESCOLHA DO NOME
O papa Leão XIV explicou que escolheu seu nome papal por seu compromisso com as questões sociais diante dos desafios da nova revolução industrial e da inteligência artificial.
Segundo o papa, o nome reflete seu comprometimento com as causas sociais defendidas por Leão XIII, que durante o século 19, foi um fervoroso defensor dos direitos dos trabalhadores.
REFORMAS
Leão também pediu aos altos clérigos que renovem o compromisso com as principais reformas da Igreja Católica instituídas pelo histórico Concílio Vaticano II, na década de 1960. Segundo ele, são medidas que foram acolhidas “com maestria e de forma concreta” por Francisco.
Isso inclui celebrar a missa em línguas locais, em vez de usar apenas o latim, e promover o diálogo com outras religiões.
RISCOS DA IA
Segundo a Reuters, ele ainda declarou que a Igreja tem a responsabilidade de assumir a liderança ética diante dos riscos representados pela inteligência artificial. O papa alertou que as novas tecnologias podem comprometer a dignidade humana, aprofundar desigualdades sociais e desestabilizar o mundo do trabalho.