Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Na Suécia, 37 mulheres engravidaram usando um aplicativo contraceptivo que promete ser tão eficaz quanto a pílula

Compartilhe esta notícia:

App é certificado na Europa como um método contraceptivo seguro. (Foto: Natural Cycles/Divulgação)

O Natural Cycles, aplicativo que promete mostrar com precisão quais são os dias férteis da mulher e evitar a gravidez, foi notificado pela Agência Sueca de Medicamentos após 37 mulheres alegarem que ficaram grávidas sem querer após usar o aplicativo na Suécia. As informações são da TV sueca SVT.

De 668 mulheres que fizeram aborto em um hospital de Estocolmo desde setembro de 2017 até o fim de dezembro, quase 40 disseram usar o aplicativo como sua primeira forma de controle de natalidade.

O aplicativo, que é certificado na Europa como um método contraceptivo, custa US$ 8,99 mensais e funciona assim: todos os dias, no mesmo horário, a mulher deve medir sua temperatura corporal com um termômetro que vem junto na compra do aplicativo. Os dados devem ser inseridos no aplicativo. Com essas informações, além da data da última menstruação e outros dados, o aplicativo calcula quais são os dias férteis da usuária, que recebe alertas verdes ou vermelhos relativos ao uso necessário ou não de um contraceptivo adicional. Nos Estados Unidos, porém, o app não ganhou certificação.

Questionada sobre as alegações das mulheres que engravidaram usando o app, o Natural Cycles disse: “Nenhum método contraceptivo é 100% efetivo e gravidezes indesejadas são, infelizmente, um risco de qualquer método. Natural Cycles tem um selo Pérola Index de 7, que significa uma eficiência de 93%”.

No aplicativo, há avisos sobre alguns fatores que podem alterar a medição do período fértil da mulher. “Garanta que você está medindo [a temperatura] corretamente usando um termômetro certificado com duas casas decimais, logo após você acordar, antes de sair da cama e use-o debaixo de sua língua”, explica o Natural Cycles. Há ainda avisos que informam que doenças, ingestão de bebidas alcoólicas e mudança no horário de medição podem alterar o ciclo da usuária, tornando as informações do app menos precisas.

Essure

No ano passado, o grupo farmacêutico Bayer suspendeu a venda do implante de esterilização Essure – similar a uma pequena mola metálica, colocado nas trompas-de-Falópio. O motivo foram diversas reclamações por parte de usuárias que relataram efeitos colaterais, alguns deles com certa gravidade, após a implantação do dispositivo.

“Esta decisão foi tomada por motivos comerciais e amplia a que foi anunciada de interromper o fornecimento do Essure na maior parte dos países”, detalhou o grupo alemão em comunicado.

“Consequentemente, a Bayer não retomará a comercialização do Essure na França e também não continuará o processo de renovação do selo ‘CE’ [que indica uma licença comercial] do anticoncepcional para países europeus como Islândia, Liechtenstein e Noruega”, acrescentou o informe da multinacional.

A comercialização dos implantes Essure já havia sido suspensa pela União Europeia durante três meses, no início de agosto de 2017. O organismo responsável de renovar a certificação do dispositivo contraceptivo fez o requerimento de informações complementares.

Em comunicado, a empresa ressaltou que pretendia tranquilizar as pacientes, especialmente as que usavam o Essure, assim como todos os profissionais médicos envolvidos em seus respectivos tratamentos. O texto, no entanto, reiterou que a decisão de suspender a venda do produto farmacêutico não está relacionada a quaisquer problemas de segurança, ou de qualidade.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Menininha no supermercado olha idoso barbudo e pensa que ele é o Papai Noel
Vídeo mostra funcionária se jogando da janela de um prédio após levar bronca do chefe
https://www.osul.com.br/na-suecia-37-mulheres-engravidam-usando-aplicativo-contraceptivo-que-promete-ser-tao-eficaz-quanto-pilula/ Na Suécia, 37 mulheres engravidaram usando um aplicativo contraceptivo que promete ser tão eficaz quanto a pílula 2018-01-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar