Sexta-feira, 03 de julho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo “Não aceito a vitória de Maduro nem da oposição”, diz Lula sobre Venezuela

Compartilhe esta notícia:

. (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou nessa sexta-feira (30) que não aceita a vitória de Nicolás Maduro nem da oposição nas eleições da Venezuela. A fala ocorre dois dias depois de o presidente venezuelano dar uma indireta ao governo brasileiro e outros países que questionaram a decisão do Tribunal Supremo de Justiça do país de ratificar, na semana passada, a reeleição de Maduro para um terceiro mandato na Venezuela a partir de janeiro do próximo ano.

“A Venezuela tinha colégio eleitoral, Comitê Nacional Eleitoral, três pessoas do governo e duas da oposição, esse colégio tinha de dar parecer sobre as atas [eleitorais]. Ele não ouviu esse colégio, passou direto para a Suprema Corte. Não estou questionando a Suprema Corte, apenas acho que corretamente deveria passar pelo colégio eleitoral que foi criado para esse fim. Não aceito nem a vitória dele nem da oposição. A oposição fala que ganhou, ele fala que ganhou, mas não tem prova. Estamos exigindo a prova. Ele tem direito de não gostar. Eu falei que era importante convocar novas eleições”, disse Lula em entrevista à Rádio MaisPB.

Sem citar diretamente Lula, Maduro afirmou na última quarta que ninguém se meteu na eleição brasileira quando o ex-presidente Jair Bolsonaro não reconheceu os resultados das urnas em 2022. A fala ocorreu em evento político para marcar um mês da eleição venezuelana e fez referência à atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições brasileiras em 2022:

“No Brasil, teve eleições e o presidente Bolsonaro não reconheceu os resultados, houve recurso ao ‘Tribunal Supremo’ de Brasil (TSE), que decidiu que os resultados eleitorais deram a vitória a Lula. Santa palavra no Brasil. E quem se meteu com o Brasil? Você fez um comunicado? (apontou para plateia) Você? Você? Venezuela disse algo? Dissemos apenas que respeitamos as instituições brasileiras e eles resolveram seus problemas internamente, como deve ser”, afirmou Maduro.

Auxiliares do presidente brasileiro afirmaram que o recado de Lula de que não é possível reconhecer nem Maduro, nem o candidato da oposição, Edmundo Gonzáles, foi transmitido às partes nos bastidores.

Onda de violência

O aumento da repressão na Venezuela é um fator de preocupação em Brasília. Junto com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, Lula fez chegar a Maduro que a verdade da eleição no país vizinho, há mês, é só uma e está nos documentos que compravam como foi votação no país. Esse é o ponto de partida para qualquer negociação.

Maduro foi proclamado presidente eleito pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, e confirmado pela Suprema Corte do país. A oposição e parte da comunidade internacional rechaçaram o resultado e consideram González o vencedor. Desde então, o país mergulhou em uma onda de violência.

Modelo brasileiro

Brasil e Colômbia exigem a apresentação das atas eleitorais. Os dois países também tentam abrir um canal de diálogo entre Maduro e a oposição.

Diferentemente da Venezuela, as eleições brasileiras são acompanhadas em todas suas etapas por entidades nacionais e internacionais, além de partidos políticos. E, ao final da votação, os boletins de todas as urnas são divulgados no próprio local de votação e também ficam disponíveis para conferência na internet — o que não ocorreu no país vizinho, onde atas de votação não foram tornadas públicas pela Justiça eleitoral do país.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

“Maduro que arque com as consequências dos gestos dele”, diz Lula
Saiba por que os brasileiros querem tanto estudar em Portugal
Pode te interessar